sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

A  SENSAÇÃO  QUE  TENHO. . . . 
É que isto tresanda a léguas de distância. . . 

Marcelo Rebelo de Sousa, o cidadão titular do cargo de Presidente da República (PR) andaria incomodado com uma história à volta de duas crianças, gémeas, brasileiras, infelizmente nada saudáveis. 

É a minha conclusão depois de, alertado, ter usado a tecnologia e andado para trás para ouvir Marcelo há dias a explicar a jornalistas e por intermédio deles a explicar-nos tudo (do ponto de vista dele) sobre o "famoso" caso das gémeas. Um caso iniciado em 2019! Mas pouco ficou claro. E o comunicado recente não ajuda.

Cresceram os paleios sobre este assunto, da parte de vários políticos e muitos outros, todos a dizer por outras palavras - eu não tive nada a ver com isso - ou - não me lembro, já pedi para ver a documentação. Entre eles, a inarrável antecessora de Pizarro e vários jornalistas e comentadores.
Até ex-alunos de Marcelo que escrevem em jornais. E, claro, muitos comentadores, jornalistas. Pelo que percebo, fica-me a sensação de que tem sido a CNN a carregar mais sobre o assunto e sobre Marcelo. 

Marcelo mandou publicar isto:
Comunicado da Presidência da República
07 de dezembro de 2023
Na sequência das notícias hoje surgidas, o Presidente da República reafirma que não teve conhecimento de quaisquer diligências junto do Ministério da Saúde no caso das gémeas luso-brasileiras, após o envio do dossier para o Gabinete do Primeiro-Ministro a 31 de outubro de 2019.

Porque foi isto publicado? 
Parece ser a resposta de Marcelo à notícia de que o filho, perdão, o Dr Nuno Rebelo de Sousa terá reunido com Lacerda Sales. 

Sobre a recente entrevista de Marta Temido, das suas respostas poderá concluir-se, uma certa defesa de Marcelo, que a lei obrigava o SNS a tratar as gémeas luso-brasileiras, estranheza por comentários que circulam por aí designadamente da parte de alguns médicos, e de muito pouco se lembrar. 
Digo eu agora, ela, Lacerda Sales e outros, nada ou quase nada se lembram, pois como se sabe, existem dezenas e dezenas de casos ou sei lá centenas como o das infelizes gémeas.

Sobre Marcelo:
- afirma desconhecer o que terá feito o filho neste processo, esperando que o filho não tenha falado com o Ministério da Saúde, além de que sempre olhou o Dr Nuno Rebelo de Sousa como qualquer outro cidadão, e reforçou que ninguém pode invocar o seu nome. 
Ah, continua com condições para permanecer em Belém.

Do que se sabe, parece indesmentível:
- o Dr Nuno Rebelo de Sousa enviou um mail ao pai perdão, ao PR,
- o PR não se lembrava de nada, mas lá se foi lembrando e mandou investigar o servidor de Belém, e surgiram assim muitos documentos,
- o mail do Dr Nuno foi encaminhado para o chefe da Casa Civil e depois reencaminhado para o gabinete do PM, 
- a Casa Civil da Presidência da República endereçou há dias à PGR toda a documentação sobre o caso existente no servidor em Belém,
- Lacerda Sales, tudo parece indicar, está directamente envolvido na questão, mas não se lembra de quase nada, quer ver a documentação existente, e daqui em diante só fala nas sedes próprias. Claro.

Enfim, salvo melhor opinião há nisto tudo muita indefinição, nenhuma bota parece bater com perdigotas.
A sensação que me fica é de que isto tresanda de mau cheiro detectável a léguas de distância.

Lacerda Sales podia dizer - sim, reuni-me com o Dr Nuno - mas não era a mesma coisa, certo?

Bom, tudo isto cheira mal, e temos, mais uma vez, o respeitinho, a reverência!

Não tenciono perder mais tempo com isto mas parece-me curioso, interessante, esquisito, estranho, o que quiserem:
- porque aparece à luz do dia, no final de 2023, um caso ocorrido em 2019?
- ninguém, a propósito deste caso, começa a pensar seriamente, que não pode continuar esta coisa de virem tratar-se de borla em Portugal, brasileiros, cidadãos das nossas ex-colónias, e muitos outros que com o estado comatoso do controlo de fronteiras e emissão de passaportes facilmente obtém a cidadania portuguesa?
- ninguém, seriamente, equaciona, questiona, porque tem o SNS de suportar isto, quando o SNS trata os cidadãos como se vê nomeadamente ao longo do corrente ano?
- porque que é que até apenas há dois dias o ónus tem estado sobre Marcelo, e só agora aparece claramente envolvido o governo e particularmente Lacerda Sales?
- porque chumbam as audições no Parlamento?
- Porque querem agora ouvir Pizarro e apenas, ao que parece, o chefão de Santa Maria?
- não é interessante o conselheiro de comunicação de Costa ter afirmado - as declarações do Presidente da República sobre o caso das gémeas luso-brasileiras foram um “bocadinho insatisfatórias” e Marcelo Rebelo de Sousa estava “embaraçado com ele próprio, entregou o filho, entregou o chefe da casa civil, entregou a assessora? (tenho a mesma opinião).

Por fim, reforçando o respeitinho, ninguém se questiona - PORQUÊ? - porque é que Marcelo não telefonou ao filho perdão, ao Dr Nuno Rebelo de Sousa - olha lá, tem juízo, e para tua informação destrui o que me enviaste e ai de ti se em algum lado invocas o meu nome.
Curioso.

Como ninguém questionou claramente porque é que, depois de decidir (e bem MAL) remeter o mail do filho perdão, do dr Nuno Rebelo de Sousa, para a sua Casa Civil e envolver o chefe da dita Casa mais pelo menos uma assessora, não ter tido o cuidado de indicar que o encaminhamento para o gabinete de Costa tivesse apenas - . . . para os efeitos tidos por convenientes - em vez de, como aconteceu - …. para os devidos efeitos.
É que é completamente diferente.

Devidos efeitos + PR + respeitinho, deu nisto que se vê.

Por mais que Marcelo diga o que disser, e tudo indica que já percebeu a burricada que fez, e pode ainda insistir em nos dizer que ninguém o representa, a sua decisão despoletou um óbvio favorecimento. Se o fez porque sabia o resultado, alguém terá de descobrir se sim ou se não.

Podem vir os donos disto tudo, mais os turbo dirigentes Pro Bono e etc. dizer que têm a certeza que Marcelo é propenso a ações deliberadas de favorecimento de alguém, porque o que vem emergindo legitima que se questione -mas será mesmo assim

É nisto e muitos mais aquilo em que Portugal se vem tornando.
A culpa deve ser do Afonso Henriques ou, no mínimo, do Passos Coelho.

Tenham um bom fim de semana. Saúde.
António Cabral (AC)

1 comentário:

  1. Estão todos bem metidos, uns com os outros..
    Só ainda nao consegui perceber a facilidade com que se ultrapassam elementares regras de funcionamento e se gastam tantos euros sem que ninguém assuma responsabilidades

    ResponderEliminar