É que isto tresanda a léguas de distância. . .
Marcelo Rebelo de Sousa, o cidadão titular do cargo de Presidente da República (PR) andaria incomodado com uma história à volta de duas crianças, gémeas, brasileiras, infelizmente nada saudáveis.
É a minha conclusão depois de, alertado, ter usado a tecnologia e andado para trás para ouvir Marcelo há dias a explicar a jornalistas e por intermédio deles a explicar-nos tudo (do ponto de vista dele) sobre o "famoso" caso das gémeas. Um caso iniciado em 2019! Mas pouco ficou claro. E o comunicado recente não ajuda.
Cresceram os paleios sobre este assunto, da parte de vários políticos e muitos outros, todos a dizer por outras palavras - eu não tive nada a ver com isso - ou - não me lembro, já pedi para ver a documentação. Entre eles, a inarrável antecessora de Pizarro e vários jornalistas e comentadores.
Até ex-alunos de Marcelo que escrevem em jornais. E, claro, muitos comentadores, jornalistas. Pelo que percebo, fica-me a sensação de que tem sido a CNN a carregar mais sobre o assunto e sobre Marcelo.
Marcelo mandou publicar isto:
Comunicado da Presidência da RepúblicaMarcelo mandou publicar isto:
07 de dezembro de 2023
Na sequência das notícias hoje surgidas, o Presidente da República reafirma que não teve conhecimento de quaisquer diligências junto do Ministério da Saúde no caso das gémeas luso-brasileiras, após o envio do dossier para o Gabinete do Primeiro-Ministro a 31 de outubro de 2019.
Porque foi isto publicado?
Parece ser a resposta de Marcelo à notícia de que o filho, perdão, o Dr Nuno Rebelo de Sousa terá reunido com Lacerda Sales.
Sobre a recente entrevista de Marta Temido, das suas respostas poderá concluir-se, uma certa defesa de Marcelo, que a lei obrigava o SNS a tratar as gémeas luso-brasileiras, estranheza por comentários que circulam por aí designadamente da parte de alguns médicos, e de muito pouco se lembrar.
Digo eu agora, ela, Lacerda Sales e outros, nada ou quase nada se lembram, pois como se sabe, existem dezenas e dezenas de casos ou sei lá centenas como o das infelizes gémeas.
Sobre Marcelo:
- afirma desconhecer o que terá feito o filho neste processo, esperando que o filho não tenha falado com o Ministério da Saúde, além de que sempre olhou o Dr Nuno Rebelo de Sousa como qualquer outro cidadão, e reforçou que ninguém pode invocar o seu nome.
Ah, continua com condições para permanecer em Belém.
Do que se sabe, parece indesmentível:
- o Dr Nuno Rebelo de Sousa enviou um mail ao pai perdão, ao PR,
- o PR não se lembrava de nada, mas lá se foi lembrando e mandou investigar o servidor de Belém, e surgiram assim muitos documentos,
- o mail do Dr Nuno foi encaminhado para o chefe da Casa Civil e depois reencaminhado para o gabinete do PM,
- a Casa Civil da Presidência da República endereçou há dias à PGR toda a documentação sobre o caso existente no servidor em Belém,
- Lacerda Sales, tudo parece indicar, está directamente envolvido na questão, mas não se lembra de quase nada, quer ver a documentação existente, e daqui em diante só fala nas sedes próprias. Claro.
Enfim, salvo melhor opinião há nisto tudo muita indefinição, nenhuma bota parece bater com perdigotas.
A sensação que me fica é de que isto tresanda de mau cheiro detectável a léguas de distância.
Lacerda Sales podia dizer - sim, reuni-me com o Dr Nuno - mas não era a mesma coisa, certo?
Bom, tudo isto cheira mal, e temos, mais uma vez, o respeitinho, a reverência!
Não tenciono perder mais tempo com isto mas parece-me curioso, interessante, esquisito, estranho, o que quiserem:
Não tenciono perder mais tempo com isto mas parece-me curioso, interessante, esquisito, estranho, o que quiserem:
- porque aparece à luz do dia, no final de 2023, um caso ocorrido em 2019?
- ninguém, a propósito deste caso, começa a pensar seriamente, que não pode continuar esta coisa de virem tratar-se de borla em Portugal, brasileiros, cidadãos das nossas ex-colónias, e muitos outros que com o estado comatoso do controlo de fronteiras e emissão de passaportes facilmente obtém a cidadania portuguesa?
- ninguém, seriamente, equaciona, questiona, porque tem o SNS de suportar isto, quando o SNS trata os cidadãos como se vê nomeadamente ao longo do corrente ano?
- porque que é que até apenas há dois dias o ónus tem estado sobre Marcelo, e só agora aparece claramente envolvido o governo e particularmente Lacerda Sales?
- porque chumbam as audições no Parlamento?
- Porque querem agora ouvir Pizarro e apenas, ao que parece, o chefão de Santa Maria?
- não é interessante o conselheiro de comunicação de Costa ter afirmado - as declarações do Presidente da República sobre o caso das gémeas luso-brasileiras foram um “bocadinho insatisfatórias” e Marcelo Rebelo de Sousa estava “embaraçado com ele próprio, entregou o filho, entregou o chefe da casa civil, entregou a assessora? (tenho a mesma opinião).
Por fim, reforçando o respeitinho, ninguém se questiona - PORQUÊ? - porque é que Marcelo não telefonou ao filho perdão, ao Dr Nuno Rebelo de Sousa - olha lá, tem juízo, e para tua informação destrui o que me enviaste e ai de ti se em algum lado invocas o meu nome.
Curioso.
Como ninguém questionou claramente porque é que, depois de decidir (e bem MAL) remeter o mail do filho perdão, do dr Nuno Rebelo de Sousa, para a sua Casa Civil e envolver o chefe da dita Casa mais pelo menos uma assessora, não ter tido o cuidado de indicar que o encaminhamento para o gabinete de Costa tivesse apenas - . . . para os efeitos tidos por convenientes - em vez de, como aconteceu - …. para os devidos efeitos.
É que é completamente diferente.
Devidos efeitos + PR + respeitinho, deu nisto que se vê.
Por mais que Marcelo diga o que disser, e tudo indica que já percebeu a burricada que fez, e pode ainda insistir em nos dizer que ninguém o representa, a sua decisão despoletou um óbvio favorecimento. Se o fez porque sabia o resultado, alguém terá de descobrir se sim ou se não.
Podem vir os donos disto tudo, mais os turbo dirigentes Pro Bono e etc. dizer que têm a certeza que Marcelo é propenso a ações deliberadas de favorecimento de alguém, porque o que vem emergindo legitima que se questione -mas será mesmo assim?
Por mais que Marcelo diga o que disser, e tudo indica que já percebeu a burricada que fez, e pode ainda insistir em nos dizer que ninguém o representa, a sua decisão despoletou um óbvio favorecimento. Se o fez porque sabia o resultado, alguém terá de descobrir se sim ou se não.
Podem vir os donos disto tudo, mais os turbo dirigentes Pro Bono e etc. dizer que têm a certeza que Marcelo é propenso a ações deliberadas de favorecimento de alguém, porque o que vem emergindo legitima que se questione -mas será mesmo assim?
É nisto e muitos mais aquilo em que Portugal se vem tornando.
A culpa deve ser do Afonso Henriques ou, no mínimo, do Passos Coelho.
Tenham um bom fim de semana. Saúde.
António Cabral (AC)
Estão todos bem metidos, uns com os outros..
ResponderEliminarSó ainda nao consegui perceber a facilidade com que se ultrapassam elementares regras de funcionamento e se gastam tantos euros sem que ninguém assuma responsabilidades