quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

DIA  CHATO
Não como outros terão tido, não me atiraram nenhuma lata de tinta.

Mas foi chato, tivemos dentista de novo.
Enquanto esperei, eram cerca das 1120 e no televisor da estupenda sala de espera, sintonizado na SIC Notícias, aparece o rosto da chefe do PAN, Inês Sousa Real, e em rodapé espetaram - Inês Sousa Real é candidata a PM.

Esta comunicação social está cada vez mais lastimável.
Opinião pessoal, naturalmente, respeito as de outrem, sempre.

Nem esta criatura nem os outros que andam aí na estrada e em arruadas, são candidatos a PM. NENHUM!

Em 10 de Março próximo, os portugueses (os que forem votar no Domingo e mais uns poucos antecipadamente pelos meios legais disponíveis) irão eleger 230 deputados.
230 deputados, pertencentes a diferentes partidos.
Os portugueses não vão eleger nenhum PM.

As sondagens conhecidas até ao momento indicam que, por enquanto, tudo está centrado nos partidos que tinham assento parlamentar na legislatura interrompida.
Não aparecem, por enquanto pelo menos, grupelhos além dos essencialmente irrelevantes PAN e Livre.

A Constituição da República Portuguesa (CRP) estabelece normas concretas sobre o assunto, assunto que é a eleição de uma nova Assembleia da República. Eleição de deputados, representando-nos.

Pelo normativo da CRP, depois de oficializados os resultados eleitorais o Presidente da República deve ouvir os partidos com assento parlamentar. Deve ter em conta os resultados eleitorais (Capítulo II).

Tem sido regra que o PR chama as chefias do partido mais votado e o partido mais votado tem sempre indicado ao PR o respectivo chefe para PM. Mas pode ser outro elemento desse partido mais votado, nada há que o impeça.
A pessoa que o partido mais votado indica ao PR virá a ser nomeado PM pelo PR. O indigitado PM indica depois ao PR os membros do governo e serão nomeados pelo PR.

Repetindo-me, não elegemos em 10 de Março próximo nenhum PM.
E, obviamente, a inarrável Real ou o inarrável Tavares nunca terão votação que permitisse a um PR nomeá-los PM. Safa!

Enfim.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário