sábado, 18 de maio de 2024

SURTO NO HOSPITAL DE PENAFIEL
PCP questiona Governo 

O PCP questionou a ministra da Saúde sobre o surto causado por uma bactéria multirresistente no Hospital de Penafiel.

Como se sabe, num Estado de Direito Democrático o Parlamento ter por dever constitucional fiscalizar o executivo.
A líder parlamentar do PCP questionou a ministra da saúde sobre o assunto. Legitimamente. PONTO.

Mas, para lá de tudo o mais e sobretudo da desgraçada situação que pode causar danos graves a várias pessoas ali internadas, é de parar um bocadinho e analisar o que a deputada comunista e líder parlamentar deitou cá para fora.

Do que li, foi apontado E BEM, que o dito hospital de Penafiel é - uma unidade com “carências de profissionais e de espaço físico.
Terá começado no passado dia 2 de Abril?
Está assim desde essa data?

Depois, a ministra foi interrogada sobre - que medidas foram tomadas - e foi referido ainda que - há um aumento de casos e há problemas estruturais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que são particularmente visíveis naquela unidade hospitalar além de carências de profissionais e de espaço físico.

E eu interrogo-me, se calhar tudo isto começou em 2 de Abril passado.
Quando a deputada fala nos problemas estruturais naturalmente que não está a culpar apenas este governo.

A líder parlamentar do PCP perguntou à ministra se conhecia a situação e quis saber - que medidas foram tomadas para tentar impedir que a situação de aumento de casos verificada no início do ano não chegasse à situação actual
Fica evidente nestas palavras que na referência a início do ano a deputada implica o governo PS.

Quis a deputada ainda saber - de que forma as carências de profissionais e espaço físico existentes naquele hospital podem ter contribuído para o agravamento da presente situação

Respeitando sempre as opiniões de outrem, neste caso e para infelizmente não variar, isto é muito poucochinho.

Se tudo o que aqui retrato tivesse ocorrido como ocorreu interrogando responsável pela pasta da saúde de um governo com 33 dias mas do PS ou BE, IL, Livre ou Chega, eu escreveria a mesma coisa: é muito poucochinho.

Porque houve um partido que esteve formalmente mais de oito anos a governar o país, e o hospital de Penafiel não está com as mais variadas carências apenas desde Abril passado.
Em todos os hospitais, desde a legionela a bactérias horríveis multiresistentes, podem ocorrer dramas com o actual, sejam super modernos ou decrépitos.

Fez bem a deputada evidenciar o que vai mal, fez e faz muito bem.
O que me parece lamentável é ser tão claro que o questionar a ministra está sobretudo eivado de ideologia, e parece querer fazer esquecer que em tempos se corresponsabilizou por muito do que hoje acontece.

A lamentável situação daquele hospital em Penafiel não é da responsabilidade do actual governo.
Governo que tem muito com que se coçar. 
Mas a líder parlamentar tem toda a razão em perguntar: que medidas estão a ser tomadas?

Salvo melhor opinião quem as tem que tomar de imediato é o próprio hospital, mas o governo deve estar em cima do assunto para lhe dar os meios necessários para debelar a situação o mais rapidamente possível.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário