quinta-feira, 19 de setembro de 2024

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, BIO, . . . . .

Como em outras áreas existe alguma vigarice e irrealismo em certos  projectos de sustentabilidade na agricultura e em muitos que estão metidos nisso. E estão metidos porquê? Pergunta de 1 milhão de €€.

Que eu saiba existe uma Rede Internacional das designadas Eco-Regiões (IN.N.E.R.), criada há uns anos salvo erro em Itália.

Uma bio-região ou eco-região é uma dada área onde se localizam por exemplo vilas ou aldeias rurais e que, de alguma forma, trabalham em conjunto para um desenvolvimento sustentável na sua área e sobretudo no campo agrícola, mas porventura mais além.

Procuram-se portanto sinergias designadamente para apontar à inovação, à investigação, à agrobiologia, ao desenvolvimento económico, e dito de outra forma, olhar a agricultura face aos constrangimentos e desafios do futuro. E riscos?
Em suma, sobretudo a pensar na sustentabilidade da/s comunidade/s.

Posso compreender que se procure,
- incentivar jovens agricultores, fixá-los na bio-região e nas bio-regiões a criar, para o que será importante incentivar, apoiar, para que não só adiram ao projecto e se iniciem na tarefa/ projecto e desenvolvam boas práticas agrícolas e ambientais,
- naturalmente que se tem de pensar no escoamento dos produtos agrícolas biológicos,
- naturalmente que pelo menos nos primeiros anos é decisivo que os apoios incluam a organização de eventos agrícolas, eventos comerciais á agricultura bio ligados, 
- apoiar a comercialização de produtos biológicos específicos,
- e tudo numa perspectiva de rentabilidade das ditas explorações agrícolas.

Tudo muito bonito.

Mas como se cativam jovens agricultores para uma bio-região, tendo eles  uma jovem família? Que apoios em, saúde, ensino, cultura, materno-infantil, para só citar alguns exemplos?

Como resulta um projecto destes se implantado numa região a despovoar a um ritmo acelerado?
Como resulta um projecto destes se até a própria autarquia  tem a esmagadora maioria dos seus trabalhadores a residir fora do concelho?

Um projecto destes é só para os primeiros anúncios, para as primeiras notícias, para a contínua e falsa propaganda?
Enfim.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário