quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Presidente da República homenageou Francisco Pinto Balsemão
01 de setembro de 2025

A Grã-Cruz da Ordem de Camões atribuída pelo Presidente da República, conforme anunciou no passado dia 10 de março
, aquando da cerimónia do Prémio Pessoa 2024, foi hoje entregue a Francisco Pinto Balsemão. (do "sítio" de Belém)

Será como que a compensar o relacionamento passado?

Recordo em seguida certas coisas,  textos meus.
E se aqui colocasse textos de Artur Portela . . . . .

MARCELO REBELO de SOUSA e BALSEMÃO
Republico em baixo um curto "post" de há tempos, recordando um comentário de Pinto Balsemão acerca de Marcelo, transcrito numa página de uma antiga revista do Expresso por ocasião de um aniversário do jornal.
Lembrei-me disto e também de ir reler umas afirmações de Balsemão no seu grosso livro acerca do cata-vento político Marcelo.

E lembrei-me disto tudo a propósito da queixa apresentada há dias ao MP por parte de um grupo de concidadãos (não publicamente identificados) indignados com um recente programa da SIC de Balsemão protagonizado por Ricardo Araújo Pereira e equipa, onde foram feitas algumas afirmações que, de facto, creio que pecaram por manifesto exagero.

E lembrei-me de tudo isto porque me continuo a interrogar se, para lá do exagero que refiro em cima, não haverá aqui algo mais fundo, do passado e do mais recente.
Que querem, interrogo-me.
AC

Manteiga, Comentador, Presidente perdão,  Comentador
… é na Assembleia Nacional, no princípio dos anos setenta, que o deputado Pinto Balsemão o conhece. "O Marcelo aparecia nas galerias da Assembleia a apoiar as intervenções dos deputados liberais. Depois vinha falar connosco a dar manteiga . . . . 
AC


IGUAL  a  SI  MESMO

Balsemão dá-lhe forte. Mas ele é Marcelo!

Além do que agora descreve, lembra e realça, Balsemão já em momentos anteriores não se escusou a salientar de forma clara  características do senhor. 

Por exemplo, e achei deliciosa, a sucinta descrição por parte de Francisco Pinto Balsemão, em 2013, recordada na revista do Expresso pelos 40 anos do jornal (página 61) sobre a pessoa Marcelo Rebelo de Sousa que, depois de estar nas galerias da AR a assistir às sessões (antes de 1974), ia falar com Balsemão e outros - "a dar manteiga".
Balsemão não esclareceu, e por isso ficará sempre por se saber se, era manteiga com ou sem sal, com 50% de gordura ou mesmo magra, ou ...............se a manteiga tinha ranço, coisa bem provável. 

Copio, com a devida vénia, e com gosto, esta "bonecada".

AC

VICHYSSOISE ou, a DAR MANTEIGA*

QUANDO ANDOU POR LÁ, NO TEMPO DO PAI, COMO CITAM CONHECIDOS MEUS ENTÃO TAMBÉM POR AQUELAS BANDAS LÁ BASTANTE AO SUL, JÁ SE PERCEBIA BEM O QUE VIRIA A SER EM CRESCIDINHO. EXEMPLOS DIÁRIOS NÃO FALTAM.

(*Como referido por Pinto Balsemão, página 61, Revista Expresso, 5 Janeiro 2013, comemorativa dos 40 anos do Expresso
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário