quinta-feira, 13 de novembro de 2014

A propósito de economia, investimentos, desenvolvimento.

Alguns, periodicamente regressam aos arquivos pessoais, ou de amigos, pesquisando aleatoriamente ou a propósito de tema específico. No caso, tenho andado a folhear jornais antigos e outros relativamente recentes, disponibilizados por um amigo a propósito de"obras". Há pouco, "encalhei" no suplemento de economia do Expresso de 12 de Abril deste ano, página11.
Lá está o PETI, plano estratégico dos transportes e infraestruturas, uma listagem de investimentos prioritários até 2020.
Pode dizer-se que é uma agendazinha deste governo (pois são só 6 anos)? Não faço ideia.
O que gostava de saber é que estudos profundos foram feitos pelo prisma AEA (de que já falei em posts anteriores) para lançar tudo isto. Deve ser pouco diferente dos estilosos anteriores, há décadas lançando rodovias e outras tretas sem visão profunda pelo País, num todo.
Cereja em cima do bolo, acerca das obras, e olhando à referência já citada, a linha do Norte teve já 17 anos de sucessivas modernizações, com um custo de 1300 milhões de euros, encurtando a viagem Lx-Porto em 55 minutos.
É fazer as contas, como dizia o outro. Dá 23,64 milhões de euros por cada minuto poupado. Leram bem!
Por estas e muitas outras ao longo de décadas é que estamos como estamos. Quase de rastos. Mas sempre deu para gaúdio de pantomineiros darem várias voltas ao planeta no total das suas exóticas viagens!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário