sexta-feira, 21 de outubro de 2016

CAPITAIS
Nos meus divertimentos, cima abaixo por este Portugal Continental, de vez em quando "lá bato com o nariz" em grandes anúncios desta coisa das capitais disto daquilo.
Ainda que numa outra esfera, faz-me recordar aquela (para mim) palhaçada de décadas atrás - Concelho de ...... Livre do Nuclear.
Em alguns temas, há mais que uma cidade ou vila a reclamar-se capital disto e daquilo. Aqui vai uma pequena amostra:
> Vinhais - capital do fumeiro (por acaso papei lá bons petiscos)
> Ponte de Lima - capital do vinho verde
> Felgueiras - capital do calçado
> Paços de Ferreira - capital do móvel (algum mobiliário, para o meu gosto, formidável)
> S.João da Madeira - também se reclama capital do calçado,
> Fundão - capital da cereja
> Resende - também se reclama capital da cereja (quanto a cereja, e Alcongosta, perto do Fundão?)
> Mealhada - capital do leitão (há bom e razoável, mas há melhor, saio mais acima, na A1, no sentido da costa)
> Celorico da Beira - capital do queijo da serra (compro lá de vez em quando)
> Anadia - capital do espumante
> Marinha Grande - capital do vidro
> Almeirim - capital da sopa da pedra; a melhor que comi na minha vida foi num dos paquetes que tivemos, atracado no porto de Bissau, 1972.
> Montijo - capital do porco
> Ourique - capital do porco alentejano
> Barrancos - capital do presunto; há também bom em outros sítios
> Moura - capital do azeite alentejano
> Portimão - capital da sardinha
> Olhão - capital do marisco
> Óbidos - capital do chocolate
> Cartaxo - capital do vinho
> Caldas da Rainha - capital da cerâmica (e dos empinados, eh...eh...)

Eles ficam satisfeitos, mesmo havendo reivindicações várias para o mesmo produto. Fiquem felizes, eu vou visitando conforme posso.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário