quarta-feira, 4 de março de 2020

A PROPÓSITO de AUTONOMIA
Autonomia, de forma simples - é uma regulamentação dos próprios interesses, é a possibilidade que uma entidade tem de estabelecer as suas próprias normas, é o poder que os particulares têm de fixar por si próprios a disciplina jurídica dos seus interesses.
O boneco supra retrata a autonomia das ilhas dos Açores. 
No presente, cá dentro e lá fora, fala-se de muitas autonomias, todos ou quase querem mais autonomia. E todos querem gastar.
Cá dentro, está a autonomia consagrada na CRP para a Madeira e Açores, e temos também autonomia de universidades, autonomia administrativa aqui e acolá, fala-se inclusive de autonomia intelectual dos professores. Toda a gente quer autonomia, toda a gente quer gastar mais. 
De onde vem o dinheiro,...........ah........isso não interessa para nada. Até porque a UE e sobretudo a Alemanha têm mais do que obrigação de nos sustentar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lá fora, as regiões autonómicas de Espanha são um exemplo recente na ordem do dia.
Vou centrar-me no caso Português.
Autonomia administrativa aqui e acolá, escrevi acima.
Muitos se revoltam dizendo que a autonomia que para eles está estabelecida em papel depois, na prática, têm de esperar que a tutela mas sobretudo as Finanças concordem.
Ainda 2020 não tinha chegado e parece que houve um despacho a determinar que ninguém contrataria mais profissionais sem autorização e só para casos excepcionais.
Entretanto, a coisa parece ter mudado,...... NO PAPEL.
Como diz Centeno, não há orçamento sem cativações!!!!
Olhando então às autonomias, por exemplo dos hospitais e.........Portalegre, Almada, Faro, Beja,.........bom mudando de área.
Olhemos centros de saúde e observemos como anda a reposição de luvas de borracha..........bom, mudando de área.
Olhemos então a certas escolas na grande Lisboa, por exemplo onde andam alguns sobrinhos-netos, o papel higiénico...........bom mudando de área.
Olhemos a negociatas na RTP onde reina a autonomia para contratar pessoal e filmes .........bom mudando de área.
Bom, o melhor é fechar isto, vou beber um copo.
AC

Ps: ah,....pois não disse nada sobre as autonomias nos Açores e na Madeira, esqueci-me? NÃO, mas vou é beber um copo.
Tenho autonomia para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário