domingo, 29 de março de 2020

PASSADO,  PRESENTE,  FUTURO
Nos anos 30 do século passado, um estudioso das coisas do mar, das coisas das Marinhas de, Guerra, mercante, pesca, recreio, meditou e escreveu sobre esses assuntos.
Entre as muitas coisas a que se dedicou e sobre que escreveu, naturalmente que muitas ao serem lidas no presente são datadas isto é, as circunstâncias hoje são completamente diferentes, e não se pode  transcrever integralmente para o nosso tempo as chamadas de atenção dele nessa altura.  O nosso tempo, hoje, está igualmente com muitas carências, muitas e variadas, como há muitas décadas.
Mas de uma das páginas do seu estudo/ livro em causa talvez valha a pena reflectir numa passagem. 
No caso ele argumentava sobre a política naval de então, coxa, como coxa continuamente se manteve daí para cá apesar de uns ligeiros alívios aqui e acolá.
O que quero salientar é a frase - .....o poder militar, terrestre, naval e aéreo, é condicionado pela política. (linhas 10 e 11 da página em baixo)
Como não pode deixar de ser, digo eu também.
Mas o meu ponto é o interessante da frase que, para mim naturalmente, é aplicável em todos os domínios da sociedade, porque é por causa das más políticas décadas e décadas a fio que, muito para lá de questões de defesa e de forças armadas, por exemplo:
> tantos anos passados sobre o 25 de Abril, desaparecido o Império/ Ultramar/ colónias, o poder político continua a não ter definido a sério, com pés e cabeça, que Forças Armadas o Portugal integrado na Europa e nas Alianças de que faz parte, deve ter; e, sobretudo, um País com tanto mar/ água sob sua jurisdição, que FA deve ter;
> o poder judicial, o sistema de justiça, estala por todos os lados, corroído por criaturas que se assumem acima da lei, que não cumprem os ditames da CRP e do estatuto dos magistrados, sistema corroído por códigos feitos a preceito por uns quantos e para uns outros quantos;
> que devido à, brutal promiscuidade, política/ negócios/ governação, portas giratórias/ regulação podre e vergonhosa, a sociedade está no estado que se verifica hoje;
> que a ideologia vergonhosa de uns quantos, pode estar a fazer resvalar o País para pântanos perigosos.

Mas se calhar sou eu que estou enganado.!!!!!!

AC 

Sem comentários:

Enviar um comentário