sábado, 17 de outubro de 2020

NESTES TEMPOS SOMBRIOS ....CULINÁRIA

Não sou advogado em causa própria. Nunca fui e dificilmente devo mudar, seja em que assunto for.

Isto dito, vou gabar-me, não cozinho nada mal. 

Saladas, pratos de peixe, de carne, doçaria. Onde sou menos jeitoso é nas sopas, que faço bem, mas poucas vezes. A minha mulher é imbatível!

Sem querer maçar os meus prezados amigos/ visitantes/ leitores confesso ter feito há dias este petisco muito simples.

Bifes para 3 pessoas.
3 bons bifes do lombo, cerca de 50 a 60 gr de manteiga (uso a "matinal light), mel, um cálice de vinho do Porto, pêssego em calda, limão, sal, alho, azeite, e piri-piri ou pimentas (dispenso pimentas).

Temperei os bifes com sal e um pouco de alho em pó mais uma pitada de piri-piri. Depois de reservados durante um bocado, fritei-os em metade da manteiga com umas gotas de azeite e uns dentes de alho, sem os passar muito.

Noutro recipiente, o resto da manteiga à qual depois de aquecida, juntei 4 colheres de mel rosmaninho e o vinho do Porto. Claro que aqui, mais mel ou menos mel, mais ou menos vinho do Porto, dependerá da preferência do cozinheiro. Pessoalmente, e contrariamente ao que diz a receita, não gosto de usar a calda do pêssego, prefiro usar um pouco de vinho tinto bom. Com mel, vinho do Porto e vinho tinto a que adiciono 4 a 6 gotas de limão faço o molho durante 3 a 4 minutos no máximo. As quantidades serão equilibradas para obter um molho um pouco espesso mas não muito. Por fim junto-lhe uma fatias de pêssego em calda.


Molho pronto, juntei os 3 bifes e passei-os dos dois lados, não mais que 30 a 40 segundos.

Estavam óptimos, e foram comidos com batata doce frita e batata doce assada, antecipadamente preparadas. O vinho foi um bom tinto de Rio Frio.

AC

1 comentário:

  1. Bom dia.. Mas que amigo tão prendado.. Conhecia-te muitas qualidades e alguns defeitos (!??!).. Agora, Chef? Espectaculo!..

    E, começas cedo.. 8:30 da manhã e já activo na cloud?!.. 😇😇

    ResponderEliminar