sábado, 31 de outubro de 2020

PROPOSTA  de  OE  para  2021
Um texto de Orçamento de Estado é, na minha opinião naturalmente, qualquer coisa de leitura intragável, decisão a que me lancei em alguns anos. A presente proposta como as anteriores, tem contornos interessantes, para dizer o mínimo. E, como sempre, uns erros em quadros, nas contas, etc.
Mas desde os tempos em que tive um chefe que se abespinhava comigo e com outro porque não dispensávamos passar os olhos pelo DR 1ª e 2ª séries que circulava na nossa divisão, que ganhei o gosto em olhar para esses documentos, e para o OE, e para leis.
É por exemplo sobretudo na 2ª série do DR que se podem encontrar ou não encontrar os anúncios de concursos que andam sempre a ser anunciados.

O OE é um documento essencial à vida em sociedade. Sou um dos "não muitos" que não enfileira naquela frase - eles é que sabem de política, eles é que sabem o que deve ser feito.
Às vezes certos amigos refilam comigo e dizem-me - mas é muito difícil que as coisas se alterem só porque tu e mais uns poucos chamem à atenção para certas coisas. Uma das minhas respostas é exactamente o que está por baixo do nome do blogue. E, portanto, abaixo o conformismo, a lassidão, a bovinidade.

Voltando ao OE.

A Presidência da República vai ter, em 2021, a mesma dotação orçamental que este ano, e não praticamente o dobro como constava na proposta de lei do OE. A dotação inicial e aparentemente erradamente inscrita no OE2021 atingia 32,6 milhões de euros, em vez dos 16,8 milhões propostos ou seja, o mesmo valor dos dois últimos anos.

Belém explicou, indicando que a proposta da Presidência da República para o OE para 2021 continha exactamente o mesmo montante do OE de 2020 e, aliás, também o mesmo do OE de 2019. Belém negou qualquer aumento de despesa. 
Que poupado é o senhor Presidente, apesar de certamente gastar um dinheirão, pois não pára um dia em Belém, tão depressa está no Algarve como no Norte extremo!!!!

O engraçado (???) disto, deste tipo de coisas e argumentações, é que se ficou agora a saber de certas "nuances", que despesas são despesas mas, tudo o que respeita ás inúmeras "actividades" não são despesas. Notável.

Deve ser mais ou menos como eu aqui em casa: as contas do gás, electricidade, água, MEO, alimentação, etc., cai tudo no meu caderninho de despesas. 
As minhas idas à Beira, ou ao Minho, ou a Trás-os-Montes, ou ir a casa dos filhos por exemplo, ou comprar livros quando divago na Bertrand, isso são tudo actividades logo, não são despesas.
Inacreditável a argumentação.
Certamente alguém me paga o combustível do carro, as portagens, etc. e eu sem notar, certo ?????

Quem me disser que isso também são despesas minhas é PARVO, são apenas e obviamente algumas das minhas várias actividades
Não é isto lindo???????????
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário