segunda-feira, 16 de novembro de 2020

 A PROPÓSITO de RESTAURAÇÃO

Para lá desta brejeirice que corre por aí, com César bem retratado no seu puro âmago, calhou ver parte das filmagens apanhando as manifestações que, aparentemente, só tinham portugueses e portuguesas ligados à restauração a mostrar a sua legítima indignação pela tragédia por que estão a passar.

Quem anda pelo país, particularmente na parte continental mas mesmo nas ilhas dos Açores e Madeira e Porto Santo, e tem a possibilidade de não só calcorrear milhares de Km como também entrar em muitos restaurantes, de qualidade e espaço os mais variados, sabe perfeitamente que nos últimos anos o sector da restauração evoluiu muito. Na minha opinião, não 100% bem, mas isso é para outra conversa. Nas minhas últimas voltas, Setembro e início de Outubro, Minho e Trás-os-Montes, entrei e deliciei-me em vários desses lugares apaziguadores do estômago e da alma.

Conhecendo alguma coisa por aí, sabendo as restrições impostas desde há meses, conhecendo desde quem só consegue ter duas mesas lá dentro e umas poucas cá fora no espaço alargado autorizado pela câmara municipal, ao da Folgosa do chefe Paula etc., interrogo-me:
- quem, quantos se candidataram a subsídios/ apoios governamentais?
- quem serão os que receberam alguma coisa, e quanto receberam?
- e aqueles restaurantes onde muitos clientes dizem não à pergunta - deseja NIF - como estão agora ao pensar no e-factura?
- ficou para mim evidente que não existe uma voz uníssona representativa da restauração
- ficou para mim evidente que alguns se pronunciaram com equilíbrio, por exemplo em estúdio TV com rigor duro e claro como Rui Paula enquanto, por outro lado, me interrogo quem representará uma criatura que veio para cá há uns anos, ganhou uma certa notoriedade televisiva com coisas as mais abjectas em que tenho reparado e que, em poucas semanas, com aquele seu ar de ???????? diz uma coisa e o seu contrário?

A restauração vai ficar muito danificada. Oxalá me engane, e me engane também noutra coisa e que é, vai haver muitos que deveriam ser apoiados e, provavelmente, alguns dos apoios vão calhar a certas portas em menor dificuldade.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário