quinta-feira, 26 de maio de 2022

A  PESSOAS  COMUNS  PARECE  ÓBVIO
Para qualquer pessoa comum parece óbvio o que o presidente americano terá dito ontem -"A ideia de que um jovem de 18 anos pode entrar numa loja e comprar armas de guerra projetadas para matar é errada", lamentou o Presidente. O democrata voltou a fazer um apelo para que se enfrente o "lobby" das armas".

Mas a indústria de armamento, o lobby das armas, que dizem ser defendidos pelo partido republicano mas que se sabe são igualmente muito acarinhados também em meios do partido democrata, têm um peso enorme na sociedade americana.

Juntem-se a isto, os problemas sociais em crescendo, a desarticulação de famílias, os problemas raciais, e os enormes problemas daquela sociedade no plano da saúde mental, e está feito um "Cocktail" quase termonuclear. Resultados anual e periodicamente à vista.

Repito o que já escrevi sobre a minha estadia nos EUA e acrescento outra experiência de que me recordei agora. primeiro a repetição.
Ah, os rapazes lá pelos "States" baseiam-se na "Amendment II" para a coisa das armas. 
Isto lembra-me uma vez mais a notícia que um amigo que já estava na América há uns meses antes de mim me deu quando lá cheguei. 
Que uns dias antes de ele ter chegado, o parlamento estadual do Estado da Virginia tinha rejeitado uma proposta de lei para limitar a 12 (doze) o número de armas de fogo que cada pessoa podia ter.!!!!!!!
E  FICA  TUDO  DITO  SOBRE  O  INACREDITÁVEL  ASSUNTO.

Agora outra recordação.
Esse mesmo amigo, para me elucidar mais sobre esta estranha situação americana, passados vários meses levou-me a uma "feira" mais ou menos ao estilo das feiras na FIL, em Lisboa.
Mas era sobre armamento.
Era dentro de um enorme armazém, e quando refiro enorme era mesmo gigantesco. 
Ao chegar, fiquei logo estarrecido, pois na fila para entrar, adquirir bilhete de ingresso, havia gente diversa, e com diverso armamento à vista - para vender - informou-me o meu amigo.

Lá dentro mais estarrecido fiquei. Bancadas gigantescas, com armamento o mais diverso. Munições variadas, explosivos, armas brancas desde as chamadas normais às coisas mais inacreditáveis com picos e etc., armas de caça desde ar comprimido a caça grossa, armas de guerra desde revólveres e pistolas a metralhadoras diversa até peças de artilharia ligeira, camuflados e uniformes diversos, etc. Inacreditável, para mim naturalmente.

Não vi lá canhões, mas se bem recordo havia de calibre até 40m/m, coisa que existia na Guiné dos meus tempos Africanos.
Enfim. Fica outra vez a norma constitucional.
AC 

Sem comentários:

Enviar um comentário