sábado, 19 de agosto de 2023

Laicidade (11): Despautério

Parece que com a Jornada Mundial da Juventude entre nós o princípio constitucional da separação entre o Estado e as igrejas foi mandado de férias, perante a complacência geral. 

Mas quem julgava que o pico da violação da laicidade constitucional tinha sido atingido com a decisão da CM de Lisboa de mandar edificar o palco-altar, com cruz e tudo, para a principal cerimónia religiosa - caso que aqui denunciei -, eis que o Presidente da CM de Cascais, possuído de zelo confessional, resolveu levar a melhor, com o anúncio entusiasmado de que o município vai gastar meio milhão de euros para comprar paramentos para os sacerdotes e outras alfaias religiosas

E ninguém se escandaliza com este inconcebível despautério? Os partidos laicos vão deixar prevalecer cinicamente o silêncio cúmplice? O Ministério Público não vai impugnar o abusivo gasto de dinheiro público, em manifesto desvio de poder? O Tribunal de Contas vai depois aprovar as contas do município?

POIS É
VM como muitos outros sabem ou melhor, sabem mas fingem que não sabem, que as normas que estão na nossa Constituição tal como em inúmeras leis são para cumprir à letra mas, em muitas ocasiões da vida em Portugal, sempre que convém aos poderes que estiverem instalados, e mesmo às vezes aos que bramam pela CRP são para cumprir no estilo . . . . pois sim, moita carrasco.

Pessoalmente, que sou católico repito, que sou CATÓLICO pouco praticante, também considero um escândalo este tipo de coisas como o anunciado em Cascais. E já escrevi sobre os gastos, por exemplo acerca da JMJ 2023 e da pontezinha da polémica.


Em Portugal, conforme as épocas, surge mais ou menos vozearia com escândalo, sempre dependendo em grande parte da ideologia dos poderes instalados.
E assim se fazem festarolas as mais diversas em Portugal, sempre à custa dos contribuintes, sejam simpósios, lautos almoços de serviço, recepções, oferendas várias, etc.
Agora foi a JMJ2023 e a visita do Papa.

Mas as festarolas são contínuas, com todas as ideologias, em todas as autarquias.
Veja-se o património de certos partidos . . . .
Veja-se as assessorias e consultorias de grupos parlamentares . . . .
Veja-se as assessorias e consultorias governamentais . . . .
Veja-se as festanças com os anúncios e propaganda governamentais, como o que ocorreu recentemente em Penha Garcia . . . .
Veja-se os transportes em autocarros para isto e para aquilo . . . .
Veja-se as festas medievais por todo o lado, incluindo em locais que nem tradições nem castelo têm . . . . etc.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário