LIBERDADES de, EXPRESSÃO, OPINIÃO
ÓRGÃOS de COMUNICAÇÃO SOCIAL
JORNALISTAS, REDAÇÕES, DETENTORES dos OCS
JORNALISTAS, REDAÇÕES, DETENTORES dos OCS
Da incrível campanha eleitoral que decorre nos EUA até ao próximo dia 5 de Novembro, dia de votação para eleição do próximo presidente daquele país, e que qualquer que seja o eleito tem reflexo um pouco por todo o lado no planeta Terra, houve agora noticia de algo que é perturbador. Perturbador, muito, opinião pessoal, naturalmente.
E a notícia tem a ver com o que se passou e estará a passar no seio de determinados OCS americanos e nomeadamente o reputado Washington Post (WP) e outros como por exemplo em Los Angeles.
Ao que se sabe parece que vinha sendo um hábito muitos OCS americanos aquando de eleições endossarem determinado candidato.
Ao que parece, designadamente no WP, os detentores do WP forçaram agora a que o jornal deixasse de apoiar candidatos e concretamente Kamala Harris, que estaria há semanas a ser mais claramente apoiada.
Seguiram-se demissões e milhares de cancelamentos de assinaturas.
Este exemplo remete para a isenção dos jornalistas, dos OCS.
E dos detentores dos OCS.
Não estou cansado de ao longo dos anos conversar sobre este importante e decisivo tema inerente à democracia, e não estou cansado de aqui ter escrito sobre este assunto ao longo dos 11 anos de vida do "chapéus".
E não estou cansado de sobre estes e outros temas sempre ter conversado, civilizadamente.
E nunca me cansarei, e por isso volto ao tema.
Uma Democracia, um Estado de Direito Democrático pode existir formalmente mas, sem dispor também da existência real de uma comunicação social forte, livre, independente, assertiva, informativa, com colunas de opinião bem identificáveis e não miscíveis com as notícias não será, certamente, uma Democracia saudável, madura, a sério.
Órgãos de informação enfeudados a poderes, a favorecerem este ou aquele, são forte contributo para a degradação da Democracia.
Posso estar enganado, mas nos EUA prossegue a degradação da democracia, e estão enganados se pensam que a culpa é exclusiva do cretino do Trump e de outros como ele.
Em Portugal, vem sendo eloquentemente demonstrado o mesmo estilo de lenta degradação.
Oxalá eu esteja enganado.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário