Mr DUPOND, . . . . pardon, Mr Macron . . . .
Macron anunciou com aquele ar majestático à Louis XIV - Septembre, sera le mois ou la France dira, oui, la Palestine est un Etat!
E assim, sem varinha mágica, Abbas ficará contente, e convencido de que a Palestina é mesmo um Estado. Veremos se o Hamas vai ficar quieto.
Entretanto, imagino que fervilham no Eliseu e nos ministérios as reuniões e a preparação de propostas e de possíveis contractos com vários países do Médio Oriente para ver se conseguem vender-lhes uns armamentozitos, porventura uma ou duas centrais nucleares da nova tecnologia Francesa, etc. "Les amis, toujours!
Pelo que se sabe/ Lê por aí, fervilham promessas de petrodólares a escorrer para investimentos em França. Nada é por acaso. Nem Qatar!
Provavelmente, também, à boa maneira de um célebre democrata português que mandava arrebanhar edições de livros que lhe eram inconvenientes, Macron é bem capaz de já ter mandado esconder nas livrarias tudo aquilo que recordasse Picot e os esquemas que encetou e concretizou com o colega britânico Sykes, ambos a mando obviamente dos respectivos chefes de Estado /governos de então.
Mas Sykes-Picot foram os nomes que ficaram para a história, trágica.
Esquemas Franceses e Britânicos cujas consequências vemos e sofremos no Médio Oriente e em África. Esquemas que prosseguem, com roupagens século XXI.
Nada de pessoal.
"Just business", como se vê nos filmes mafiosos e policiais.
O costume!
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário