domingo, 2 de novembro de 2025

DRONE   SUBAQUÁTICO

Na guerra entre a Ucrânia (+ EUA, UK, FR, GE, etc.) e a Rússia (+ China, Coreia do Norte, Irão, etc.) a guerra da informação está em níveis assustadores. Para mim naturalmente.

Nos últimos dias o "democrata" Putin além das conversas e afirmações públicas do costume, informou o mundo de que as forças armadas russas dispõem além de um novo e terrível míssil, um novo drone subaquático lançado por submarinos. Duas armas aterradoras, de que o mundo Ocidental não tem nada comparável.

E hoje foi anunciado o lançamento de um novo submarino nuclear. E viu-se nas TV o "bicho" pronto a ser descarregado para a água.

Trump retorquiu à sua maneira - ele deve é acabar com a guerra em vez de testar mísseis; os EUA tem muito mais armas nucleares que a Rússia e a China; e dei ordem para testarem todas a nossas novas armas.

Estou a falar disto por óbvias razões mas, sobretudo porque me recordei dos anos 2000 e 2001.

O meu melhor amigo militar, que é um almirante reformado, esteve três anos numa comissão de serviço nos EUA em nome de Portugal, concretamente no então existente comando NATO em Norfolk, o SACLANT, no estado da Virginia.

Um dia de manhã bem cedinho, o oficial norueguês (um dos seus colegas naquele comando) entrou na sala e anunciou - um submarino russo teve um grave acidente, detectámos uma brutal explosão.

Abreviando a história, tinha acontecido aquilo que se veio a saber depois, o grave e trágico acidente com o submarino russo, salvo erro Kursk.

Se me recordo bem do que o meu amigo almirante reformado me contou, o que então ocorreu foi um torpedo experimental ter rebentado na proa do submarino, terá explodido ainda dentro do tubo lança torpedos.

Se bem recordo, os EUA prontificaram-se logo em auxiliar com o submarino salva vidas, mas a Rússia recusou. 

PUTIN estava no início do seu já muito longo reinado. 

A tragédia teve o epílogo conhecido, morreu toda a guarnição, o submarino ficou no fundo. Creio que há uns anos foram buscar os destroços. 

Será que as maravilhas actuais são plenamente fiáveis, designadamente o drone submarino?

Aguardemos.

AC 

Sem comentários:

Enviar um comentário