terça-feira, 9 de agosto de 2016

Os incêndios, e sempre Portugal no seu "melhor".
Todos os anos. Sempre a mesma coisa.
Timidamente, lá começam a dizer que, pelo menos 1/3 dos incêndios, tem origem criminosa, deflagram de madrugada. QUE NOVIDADE! Mas só um terço?
Aqui há umas semanas, um senhor da proteção civil veio dizer que......   ah....e tal.....até está menos área ardida. Quase pareceu encomenda de governo, como se grande parte dos acontecimentos fosse culpa directa dos governos, de todos. Não me parece que seja.
O que é culpa de governos e das sucessivas AR é não legislarem com dureza, sem garantismos parvos, e que possibilitem eficácia nesta área, onde os criminosos se passeiam impunemente.
Não podiam todos os anos, por exemplo, noticiar abundantemente quem foi apanhado, que penas tiveram?
Ah.....e....coiso....e ......tal......a GNR já fez vários avisos........e já passou contra-ordenações.
A realidade, é que desde os negócios dos KAMOV.......deixa lá ver quem aqui há uns anos esteve envolvido na coisa? Ah, já me lembro,.....pois claro,.......adiante.
Ora, e a cena do SIRESP? Ah,.....também .....pois claro,.......já estou recordado.
Bom, incêndios têm ignições naturais, ás vezes, mas têm muita mão criminosa, na maioria das vezes.
Provas?
Claro que é difícil, desde os deficientes da corneta, pirómanos, etc, é complicado saber, comprovar.
Mas nos meios pequenos, que é onde a maioria das coisas acontece, conhecem-se quase todos, há historial, e se é complicado ter um agente em cada esquina, mesmo assim talvez se pudesse fazer melhor.
E quanto ás limpezas de terrenos, em vez de avisos politicamente correctos, deviam há anos aplicar multas fortes ( mas a legislação frouxa, politicamente correcta e etc) a quem não trata das suas responsabilidades. Terrenos chamados do Estado inclusive.
O combate aos incêndios tem um pesado encargo agregado. Que todos pagamos, enquanto uns quantos aproveitam para ganhar imenso com o negócio. Negócio muito escuro. Já viram as revistas que se publicam na área deste negócio? Aqui há uns anos, exactamente em Carnaxide, folheei uma, e fiquei estarrecido. Muito elucidativo.
E os contratos com os meios aéreos, melhor, com as queridas empresas desses meios aéreos?
Um inesgotável tema.
Há desleixo de todos os lados, há impunidades, há negociatas, há crimes, há voyeirismo com as chamas, há imbecilidades por todo o lado, mas logo o novo messias vai ser informado do estado da coisa.
Ás 1800 horas, á porta fechada, e depois bota discursata. Tudo como sempre.
A fotografia abaixo mostra o resultado de um incêndio de há dois anos atrás. Que toda a gente soube quem foi que o iniciou. Mas claro que o resultado foi só área ardida e susto para muitos aldeãos.
AC



Sem comentários:

Enviar um comentário