domingo, 25 de setembro de 2016

EXEMPLOS da REALIDADE. Propinas e taxas moderadoras
A realidade, no quotidiano das famílias é inúmeras vezes diferente do que certa gentinha, e de todos os quadrantes, nos berram. Dois casos, ensino universitário e inerentes propinas, e saúde e as taxas moderadoras.

Não sei o suficiente para me pronunciar com segurança.
Mas como periodicamente passo nas zonas da cidade universitária de Lisboa e observo durante tempo razoável o que por lá se passa, refiro-me portanto ás faculdades que não são privadas, tenho na memória várias coisas que me suscitam dúvidas quanto a esta tenacidade do PCP e o seu satélite melancia e o BE quererem congelar propinas se não mesmo acabar com elas. Não tenho dúvidas que existirão alguns alunos que maiores dificuldades financeiras enfrentarão. Ainda assim, e sem me querer imiscuir nas decisões e escolhas alheias, retenho o que observo por lá, por exemplo em veículos de 2 e 4 rodas, estacionados, a chegar, a partir, muitos com os alunos outros com os papás.
Não tenho dúvidas que, infelizmente, estudantes existirão que por razões diversas se vejam de repente em situações angustiantes. Existirão provavelmente relaxes no pagamento de propinas e nesse caso imagino que as faculdades e a reitoria terão procedimentos para enfrentar essas situações e facilitar pagamento. Mas a minha questão é que o funcionamento do ensino universitário tem custos elevados. Há que pagar. Além disso, quantos têm dificuldades em pagar propinas e quantos podendo não pagam por inaceitável relaxe de compostura cívica? Em outra dimensão recordo sempre o alarve que andou mais de um ano sem pagar o condomínio mas sempre passeando no seu Audi A4. Há casos e casos, e parece-me que é necessário em sede própria filtrar as situações.

Quanto às taxas moderadoras sei alguma coisa. A última situação vivi-a há poucos dias, acompanhando idosa de 91 anos à unidade de saúde familiar da sua zona de residência, para consulta de rotina que havia sido pedida ia para três meses. Não pagou taxa moderadora, tal a pensão miserável. Aliás há anos que está isenta pois aufere 362,92€. Mas várias pessoas pagaram 4,50€ de taxa moderadora.
O que paga uma quantia de 4,50€? O que paga uma taxa moderadora? Eu sei muito bem o que está na CRP. Mas a realidade, é que nem a epopeia dos Descobrimentos estabiliza a economia do meu desgraçado País, nem a CRP paga os serviços e os apoios tecnológicos de que a medicina contemporânea se socorre cada vez mais.
Estimados leitores/ visitantes, já se deram ao trabalho de ponderar sobre isto, sobre o que paga uma taxa moderadora?
Tenho experiência dos serviços prestados pelo INEM enquanto o meu pai foi vivo. Tenho experiência de assistência hospitalar, Cascais, VFXira, IPO Lisboa, Ordem Terceira, Egas Moniz, Sta Maria. E meu pai nos seus terríveis padecimentos foi sempre bem tratado.
A saúde e o ensino devem estar abertos a todos os cidadãos. As oportunidades devem ser dadas a todos. Mas devia existir um sistema firme que filtrasse as poucas vergonhas nos dois sistemas: num caso, quanto a estudantes professores e pessoal administrativo e auxiliar, no outro caso quanto a doentes médicos enfermeiros e pessoal administrativo e auxiliar.
Mas o que me parece inadiável é tentar acabar com a demagogia e a mentira. Tarefa inglória.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário