domingo, 15 de abril de 2018

BURLÃO
Existem vários tipos de burlão.
Um que se quis famoso, muitos anos atrás, chamava-se Alves dos Reis. Mas há burlões e burlões.
Desde logo, burlão ou burlador é um embusteiro, um defraudador, aquele que burla ou seja, que engana, faz trapaças, que actua fraudulentamente, que zomba do próximo.
Numa linguagem popular, mais dura, que lixa os seus concidadãos, que lixa as instituições, que se aproveita das fraquezas e imperfeições do sistema, do regime, mas sobretudo das pessoas.

Há o burlão político, que prega prega prega mas, depois, vai-se ver, e a bota não bate com a perdigota. Ele é quadros bons como muitos direitolas, ele é outras casinhas aqui e acolá como muitos direitolas,  ele é andar de gravata em certas circunstâncias, tipo instituições do Estado, etc.
Discurso radical mas depois.........aprendeu com o papá a ameaçar correr outros ao pontapé. 
E há os direitolas armados em esquerdizantes, o que é igualmente engraçado. Nisso, ao menos, o tio Jerónimo sempre parece ligeiramente menos incoerente.
Há o burlão do futebol. Aqui, desculpem, não gasto mais palavras.
Há o burlão comentador. Temos disto aos montes, logo à segunda feira nas notícias das 2000, depois certos farsolas de colarinho branco, comentadores da casa, opiniões que contam (???), etc.
Há o burlão ministro. Não preciso de exemplificar, pois não?
Há o burlão ambiental. Com e sem barbas.
Há o burlão apreciador de loft.
Há o burlão das viagens duplamente pagas.
E fiquei hoje a saber, há o burlão que passa (vício que lhe vem de há 32 anos atrás, Belém) a vida a saltar daqui para ali, tem passado por várias coisas deixando sempre um rasto deplorável; anunciou por tlm que vai para uma daquelas IPSS cheia de dúvidas por parte das autoridades!!! Espectáculo

A lista é interminável. Fico por aqui.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário