domingo, 12 de agosto de 2018

PRESIDENTES da REPÚBLICA
Como é conhecido, suponho, podemos dividir o assunto de várias maneiras mas fico-me pela divisão de 3 períodos.
O primeiro, 1910 até 1926, daí até 25ABR74, e o terceiro até aos nossos dias.
Olhando o que foi a história, vemos perfis muito diferentes nos sucessivos titulares do orgão de soberania Presidente da República,  tivemos portanto 3 diferentes períodos, sucedendo ao parlamentarismo no primeiro uma ditadura com início militar e mais recentemente um semi-presidencialismo.
No primeiro período o centro do poder assentou no parlamento ainda que com uma configuração diferente da que hoje temos.
No segundo período, vigorando a constituição de 1933 depois dos primeiros anos da ditadura militar, o PR tinha vastos poderes mas, a seguir a 1959, altura de revisão da constituição, algumas coisas mudaram mas foi Salazar que continuou como o poder real.
Com Salazar, todos os PR foram militares, sem ofensa para a instituição militar. Um deles anos a fio, Óscar Carmona.
Na história recente, tivemos dois militares numa fase provisória e depois de estabilizado o regime, começou Ramalho Eanes, seguindo-se Soares, Sampaio, Cavaco e agora Marcelo.
Os PR foram:
Manuel de Arriaga, Teófilo Braga, Bernardino Machado, Sidónio Pais, João Canto e Castro, António José de Almeida, Teixeira Gomes, Mendes Cabeçadas Jr, Gomes da Costa, Óscar Carmona, Craveiro Lopes, Américo Tomás, António de Spínola, Costa Gomes, Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio, Cavaco Silva, Marcelo Rebelo de Sousa, este a pouco mais de meio do seu mandato.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário