domingo, 14 de outubro de 2018

REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL
Amanhã, 2ª Feira, serão empossados novos ministros, depois de Marcelo e Costa terem, finalmente, corrido com Azeredo Lopes.
Antes de continuar, confesso que me enganei quando em 12 de Outubro escrevi que me parecia como probabilidade maior António Costa escolher o actual SEDN  Perestrello para novo MDN. 
Não vai ser, vai ser um Cravinho. 
Presumo que familiar do velho Cravinho do PS, do pacote para combate à corrupção, do ministério tutelando as estradas, do colega de generais com formação no IST, do homem do BEI.
Isto dito, António Costa actua inteligentemente procurando dar refrescamento ao governo e preparando a corrida eleitoral. Compreende-se.
Correu com o embaixador poeta, o que estará para se ver se não causa irritação e animosidade no outro poeta que é turbo administrador não executivo.
Do novo MDN, desconhece-se se também tem generais do Exército amigos ou colegas a quem recorrer para colocar ordem na casa.
Outra curiosidade, só desfeita lá para 3ª Feira ou quarta que é a data marcada para posse de novos secretários de Estado, é saber se Perestrello se mantém como SEDN ou sai.
Será que apesar da FAUL, Costa não anda satisfeito com ele?
Quanto à economia, para mim não é surpresa nenhuma, e presumo que não para muita gente, pois nada admira que o actual ministro adjunto suba a ministro da Economia atento que há muito vinha concretizando coisas do Ministério da Economia. O substituído talvez nunca se tenha apercebido.
Na saúde, muito interessante que a ministra que amanhã vai tomar posse tenha trabalhado com o antecessor, mas a dada altura o tenha mandado bugiar. Por agora dou mais crédito à senhora que ao muito pequenino bem falante.
O barbudo deve ter falado a Costa que havia uma coisa que eram as energias renováveis, que havia telhas voltaicas, que havia muita energia no ar e no mar, e vai daí ficou com a TRANSIÇÃO Energética, seja lá o que isso for. O barbudo está de pedra e cal, ambientalista convicto que é mas não encontra poluição no Tejo que se veja.
Por fim volto à cultura.
Costa conhece bem Graça Fonseca, aparentemente uma mulher enérgica, muito trabalhadora, jovem ainda que com cabelo branco, homossexual assumida. Virá a ser Graça a comprar com o nosso dinheiro as obras de arte que por aí abundam?
Aguardemos.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário