domingo, 18 de novembro de 2018

General LOUREIRO dos SANTOS
Faleceu este ilustre general, o seu funeral foi esta tarde.
Como sempre acontece, depois de morto aparecem as loas.
Desde o sítio da Presidência da República aos jornais, a comentadores, etc. No funeral devem ter aparecido magotes, a grande maioria que o estimavam. 
Quem sou eu para dizer o que quer que seja a propósito deste Senhor, com S maiúsculo? Adiante.
Leio no "Público estas palavras que sublinho: "Estudava, pensava, desenhava soluções mas nem sempre o deixaram agir. À força deste bloqueio se deve, paradoxalmente, o reforço do estudo, o respeito dos camaradas e uma crescente influência na sociedade e entre os seus".
Pode dizer-se muita coisa deste Senhor.
Conhecia-o como qualquer cidadão comum dada a sua exposição pública, mas em 2003 assisti a uma palestra dele.
E retenho, curiosamente, algo que me leva ás palavras que acima sublinhei.
Ouvi-o queixar-se, melhor, achar estranho continuar nessa altura a  manter-se uma determinada estrutura no Exército. Nunca mais me hei-de esquecer.
Loureiro dos Santos, de que pessoalmente acompanhei a maioria dos seus escritos, e nem sempre concordei com as suas posições, era para mim um homem integro. Com coluna vertebral.
Tenho bem presente, como se fosse hoje, as alturas em que mandou à fava uns quantos farsolas, e se demitiu dos cargos que ocupava.
Que descanse em Paz.
AC 

Sem comentários:

Enviar um comentário