É assim em todo o mundo, mas então em Portugal é um forrobodó, o cidadão comum constantemente enganado, constantemente com falta de informação, em tempo útil, rigorosa.
Vem estas palavras a propósito de carros eléctricos.
EU, como certamente muitos concidadãos, andamos a pensar na questão viatura por equacionarmos as alterações que todos sentimos no ambiente, e observando as imposições vindas de Bruxelas e mais as anunciadas para breve.
E com aquela imagem que docemente estão a impingir de que, o que está na garagem, pouco mais é que lixo daqui a semanas.
Eu, como uma grande parte de nós em Portugal, tenho viatura a gasóleo. Até sou um felizardo porque tem apenas 3 anos e 4 meses, mas já passou os 120 000,00 Km.
Eu, como muitos, já olhei para a questão, e tenho uma noção razoável sobre as características, as vantagens e as desvantagens das viaturas, a gasolina, a gasóleo, híbridos, e completamente eléctricos.
Quando se pergunta a um vendedor como vai ser a questão gasóleo isto é, por quanto tempo os fabricantes assegurarão sobressalentes para os automóveis actuais a gasóleo, e as potenciais restrições de circulação nas grandes cidades, obtêm-se as respostas mais díspares. Falo concretamente de vendedores da Seat, Volvo, BMW, Mercedes, Renault, Toyota, Nissan, VW.
Depois, há aquela coisa da garantia da bateria eléctrica. Nem falo da autonomia.
O que não explicam bem é o que pode de facto ter de se pagar para substituir a bateria num carro eléctrico, num carro médio.
Sabem?
Fica aqui uma hipótese bem real, um orçamento, que recebi de mão amiga.
> mão de obra - 245,20 €
> a bateria - 19386,02 €
> componentes diversos - 681,36
Total - 20557,78
Juntem-lhe o IVA e vai para cima de 25 000,00 €
Relevem se me enganei nas contas, mas a ordem de grandeza é esta.
Carro Elétrico, coisas boas sim, mas caro de comprar, e caro de manter aí ao fim de 2 a 3 anos, se nada acontecer antes.
Preço da manutenção? Quase outro carro.
Alguém tem mais achegas?
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário