Informação séria,?.?.. informação fictícia..!..?.?.
O senhor que era das "fictícias" e que ao ser chamado para ajudante informou que já não era "fictício", esteve recentemente a proferir umas palavras em público no âmbito das coisas do jornalismo e da informação.
Coisas tipo, profissionalismo, análise, rigor, informação.
Ao que vi e li por aí pensei, será doravante uma espécie de novo Arons de Carvalho, a inesquecível figura socialista com pergaminhos nestas coisas da informação e do jornalismo, e aliás com credenciais famosas na ERC?
Se vi bem, o actual governante falou em - "complemento importante entre políticas de incentivo à leitura e a consciencialização de todos para distinguirem o que é jornalismo profissional, com qualidades de investigação, de análise e de crítica, rigor e isenção", e chamando depois à atenção para o que designou - "aquilo que não é informação, mas opinião em rede amplificada, ou seja, corrente de opinião desinformada".
Mas gostei particularmente de ler - "que o Governo, em parceria com as universidades, profissionais do jornalismo e representantes do setor dos media "têm o mesmo objetivo partilhado", o de promover "a convivência democrática fundada numa comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e procurar informação séria".
Sublime a parte da "população formada e capaz de exigir e procurar informação séria."
E a propósito de informação séria e da exigência da população formada parece que tudo foi dito com ar muito sério e compenetrado, conseguiu não se rir.
Mas, serão de realçar ainda outras referência explícitas deste neófito governante - "as medidas de fomento de literacia mediática", "o alertar os cidadãos para o facto de que a produção de conteúdos informativos é fundamental, pelo que todos são chamados a contribuir e envolver-se" "a desinformação é uma ameaça séria que pode afetar a credibilidade das instituições democráticas, minando a confiança nessas instituições".
Bem, fico por aqui, apesar de muitas outras interessantes proclamações.
Vou seguir a "coisa", com MUITA ATENÇÃO, sim, porque temos homem!
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário