sexta-feira, 16 de outubro de 2020

A PROPÓSITO DE MENTIRAS
Ao passar os olhos pelos "online", descobri uma pequena celeuma entre António Barreto de um lado e, opondo-se, João Soares e ainda o mais que famoso António Campos e, provavelmente mas não faço ideia nem me interessa, mais outros "aparatchiks" Soaristas, tudo porque António Barreto terá dito, entre outras coisas, que Mário Soares era um homem que vivia bem com a mentira.
Quem sou eu para confirmar ou desmentir a afirmação. 
Mas esta mini telenovela mexicana, por envolver as criaturas enunciadas, só pode provocar náuseas.
Todos, e obviamente estas pessoas, têm defeitos e qualidades.
A questão está sempre nas proporções de uns e de outras.
Além disso, quem não se dá ao respeito, não pode depois admirar-se de não ser respeitado.

Isto dito, parece-me mais um caso a lembrar Juan Carlos - porque não se calam? Porque não se cala esta gente toda que, tendo tido algum protagonismo na nossa sociedade (muitos, infelizmente para nós) não desaparece nas suas casas e deixa de incomodar mais os cidadãos comuns?

De facto, por que raio é preciso vir falar disto? Qual o interesse?
A minha opinião sobre aquele que, decidiram alguns e do que eu discordo, seria o pai da pátria, tem recortes positivos e outros muito negativos.
O filho então, nem aos calcanhares lhe chega. Entre outros aspectos, a fotografia com Savimbi e outros, mais a ameaça de distribuição de chapadas, fazem parte do seu CV, tendo sido presidente da câmara porque Sampaio tratou da vida e atirou-se à Presidência.

Houve divergências entre Mário Soares e António Barreto quando estavam no mesmo governo? É provável, até porque, digo eu, esta coisa dos primeiros ministros escolherem os ministros e depois imporem-lhes secretários de Estado tem comprovadamente dado maus resultados. Muitos secretários de Estado não serão colocados para os PM controlarem ou saberem por eles as manobras dos ministros?
António Campos, um Soarista ferrenho, estava lá para quê?

Que interesse tem António Barreto vir agora dizer de Mario Soares algo que muito provavelmente deve ser verdade?

Este tipo de coisas acaba sempre esdrúxula, porque um está morto, não se pode defender, Barreto é capaz de ter documentos que poderão suportar algumas das suas afirmações mas, se assim for, a dignidade manda que fossem em tempo devido usados, não agora.

Que Mário Soares tinha um excelente jogo de cintura, creio que ninguém honestamente poderá negar.

Claro que João Soares e outros batem no peito mas, sinceramente, olhando aos percursos dos agora irados..........
Que Barreto denota vaidade parece-me evidente, e nisto João  Soares terá razão. Mas........

Enfim, patetices próprias de quem tinha a obrigação de ser mais prudente. Estamos, mais uma vez, bem à portuguesa, no mau sentido.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário