domingo, 6 de dezembro de 2020

CULINÁRIA. PATANISCAS DE BACALHAU

Necessário: bacalhau q.b, dependendo a quantidade da vontade do "chef" e dos esperados comensais, 1 colher de sopa de azeite, 3 ovos, sal, pimenta (eu dispenso, substituo por uma ligeira pitada de bom piri-piri), 1/2 copo de vinho branco, cebola, alho e salsa tudo bem picado, e nestes condimentos muito depende da vontade do "chef" no que se refere a quantidades. A receita tradicional que conheço considera também pimentos verde e vermelho. Pessoalmente raramente os uso, além de que mais agressivos para o aparelho digestivo que o amarelo, que é outra alternativa. Uma vez usei uns pedacinhos de pimento vermelho daquele em frascos, não ficou mal mas não é clássico, tal como experimentei o seco. Tal como não será clássico usar coentros além da salsa. Mas eu uso, bastantes coentros e bastante salsa.

Naturalmente, cozer o bacalhau e depois desfiá-lo bem. Numa tigela colocar o bacalhau desfiado, juntando-lhe o vinho, azeite, farinha e os ovos. Começar assim a fazer assim a chamada polme. Temperar com o sal e juntar a seguir a cebola alho salsa e coentros tudo bem picado. A consistência da polme tem de ser equilibrada com a farinha e os condimentos líquidos. Quem os quiser usar é nesta parte final que juntará pedacinhos de pimentos muito picados.

Depois, a arte está em fritar em óleo ou azeite (o que uso) de tal forma que fiquem o mais espalmadas possível, finas, e para isso depende também, além do jeito, a palamenta de cozinha de que se disponha. Bom apetite. É dos petiscos que mais aprecio, com um bom tinto.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário