terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

CULINÁRIA

Não este prato não leva vinho tinto, não é preciso deixar reduzir, eh...eh...!


Ervilhas com ovos. Vai ser o almoço, hoje, depois de consulta médica da cara metade. Almoço rápido e bem saboroso. E que me recorda sempre o meu primeiro prato, confecionado sob direcção da minha mãe que, aos quinze anos, me pôs a fazer a cama e etc., e naquela noite me enfiou um avental e toca de ir para a cozinha cozinhar, fazer jantar, simples, pois ela e o pai iriam ao cinema. E pela primeira vez eu e o meu irmão mais novo ficaríamos em casa sozinhos.  E assim foi. Naquele tempo, há tantas décadas, as ervilhas como as favas não precisavam de panela de pressão para cozinhar

Voltando às simples ervilhas, uns bons pedaços de chouriço muito magro e uns cubos pequenos de presunto, para o fundo da panela de pressão, com muita rodela de cebola e alho laminado a gosto, e bom azeite. Nada de sal. Quando meio refogado juntei um valente molho de coentros. Mais dois minutos e as ervilhas da Iglo lá para dentro, e marquei 17 minutos depois de o vapor começar a silvar. Lume baixo. Ficam tenras, a pele sobretudo, que é o importante para a tripa. Depois (deve estar quase a acabar) abro logo que possível, e dois ovos lá para dentro, que não deixo ficar muito cozidos. Hoje vai um tinto da ADEGA MÃE.

AC


Sem comentários:

Enviar um comentário