domingo, 14 de fevereiro de 2021

AINDA o (para mim) ENERGÚMENO TRUMP
Depois de palhaçadas várias, de anúncios de centenas de testemunhas de um e do outro lado da política americana, o Senado chumbou o que os democratas na Câmara dos Representantes e no Senado e mais uns poucos de Republicanos queriam. Queriam arranjar um caso jurídico, para conseguirem o "impeachment" e, por essa via, impedir que Trump  daqui a 4 anos pudesse voltar a concorrer para a Casa Branca. Falharam.

Por mim falharam por uma questão essencial, e que é o "prazer" de estar à mesa do orçamento durante o maior número de anos possível. É que nas coisas práticas da vida, há o tal problema das eleições e o sistema americano é bem diverso dos sistemas Europeus.

O presidente americano é eleito para um mandato de 4 anos (The Constitution of the United States of America, Article II, section 1). Mas a meio do seu mandato, pode ganhar ou perder poder no Congresso (Câmara de Representantes + Senado) ou seja, umas vezes um presidente consegue ter maiorias nesses orgãos outras vezes fica em desvantagem e o seu governo fica em maiores dificuldades para fazer passar leis. Porque de dois em dois anos, 1/3 da Câmara de Representantes ( The Constitution of the United States of AmericaArticle I, section 2) e 1/3 do Senado (The Constitution of the United States of America I, Section 3vai a eleições em cada Estado

Estou convencido, olhando sobretudo para a brutal percentagem de votos que Trump obteve e espantou muita gente dentro e fora dos EUA, muitos congressistas e senadores republicanos não vão querer ser apeados nas próximas eleições em que os seus lugares tenham que ir a votos. Quem agora, Republicano, apoiou os democratas contra Trump, não corre o risco de ser apeado por outro Republicano nas próximas eleições? Estou convencido que isso irá acontecer. 

As "turbas" ululantes como os que assaltaram o Capitólio, e muitos mais americanos não exactamente como a banditagem que assaltou o Capitólio, não se vão esquecer dos nomes dos "traidores". Estou convencido que a esmagadora maioria dos Congressistas e Senadores Republicanos pensou foi muito na sua vidinha e não, se detestavam Trump. Provavelmente, a esmagadora maioria sei lá mesmo se não mesmo todos eles, detestam Trump mas, quando fazem as contas à vidinha..........E Trump e acólitos sabem disso!

Os congressistas e senadores Democratas têm tentado marcar TRUMP. E durante os próximos anos vão continuar nessa batalha. Daqui a dois anos vamos ver os resultados disso.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário