O SÍTIO da PRESIDÊNCIA da REPÚBLICA
Desde que foi empossado como PR que o Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa imprimiu e sedimentou um estilo muito próprio, à imagem daquilo que lhe conhecemos há décadas. Como todos nós, com defeitos e qualidades, creio que MRS aproximou muitos portugueses das instituições democráticas. Fez bem.
Eu, que votei nele, e ainda que continue a considerar que o seu mandato se caracterizou por uma magistratura positiva de 50% e uns pózinhos, tenho críticas várias quanto ao seu desempenho nos últimos dois a três anos. Mas adiante.
Uma das coisas por si encetadas vislumbra-se bem no "sítio" da Presidência da República. Por ali se pode acompanhar a maior parte da actividade de MRS. Existem contudo alguns aspectos que podem dar que pensar no que se refere a critérios. Por exemplo, Marcelo:
> umas vezes lamenta a morte de alguém e, em alguns casos, de forma bem prolixa;
> outras vezes decreta mesmo luto nacional;
> em outros casos, evoca alguém que faleceu, e em exemplos concretos não é nada prolixo, ficando a sensação que tudo é medido pelo politicamente correcto e tendo em conta os polícias das mentes;
> umas vezes visita hotéis, outras bombeiros feridos, ou familiares enlutados;
> ás vezes condecora alguns nitidamente porque é tradicional, outras vezes homenageia alguém ou algo de passado histórico de Portugal, ou agracia até postumamente.
Enfim, característica interessante, curiosa, mas aqui e ali notando-se esporadicamente uma cirúrgica ausência X ou um laconismo evidente. Um artista.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário