BOLO de LARANJA
Um dos meus bolos mais simples. Até me faz lembrar certas receitas muito antigas (como num dos livros da avó materna da minha mulher) em que, muitas vezes, as quantidades não indicavam as unidades habituais mas, em vez disso, uma chávena de chá de....um poucochinho de....uma colher de sopa de.....etc-
Para o bolo: 2 boas laranjas; açúcar, farinha, margarina (ou manteiga), e daqui depende o tamanho do bolo que queremos, pois para este bolo é exactamente a mesma quantidade/ peso de açúcar, farinha e margarina; 1 colher de chá de fermento em pó (uso o Royal), 3 ovos.
Preparação: tudo na bancada: todos os ingredientes necessários mais, a batedeira eléctrica, a tigela para bater o bolo, a balança, a espátula para no fim raspar a tigela após passar a massa para a fôrma de bolo, a fôrma de bolo (hoje escolhi uma que deixa buraco ao meio e se abre de lado), ralador, espremedor, uma colher de chá, o recipiente para derreter a margarina, peneira para a farinha, palitos.
Raspar a casca de uma das laranjas e reservar numa tigela pequena. Quanto à raspa, depende muito do gosto de cada um e de quem o irá comer pois, por exemplo eu, gosto de usar um dos meus raladores que faz raspa maior, enquanto outras pessoas preferem que quase não se sinta depois a raspa da laranja na boca. Dessa laranja com a casca raspada reservar o sumo. A outra laranja fica de reserva, para o caso de ser necessário mais sumo. Abrir os ovos e reservar cada um em taça pequena. Untar bem a fôrma do bolo.
Pesar o açúcar (hoje decidi 250 gr), passar para a tigela; pesar a farinha (250 gr) e reservar numa outra tigela; pesar a margarina (250 gr ou manteiga, depende do gosto de cada um) e derretê-la muito lentamente, lume no mínimo; misturar a margarina com a farinha e mexer muito bem; juntar um ovo inteiro de cada vez e mexer muito bem; juntar o fermento à farinha, e depois de bem misturado, peneirar para dentro da tigela, juntando ao preparado açúcar/ margarina/ ovos; Mexer muito bem. O preparado deve estar agora um pouco espesso. Juntar a raspa da laranja e depois o sumo, devagar, não todo de uma vez, para depois de mexer muito bem avaliar a textura/ consistência do preparado. Pessoalmente gosto do preparado um pouco mais para o líquido, pois mexendo bastante e durante um certo tempo, o bolo sairá fofo.
Deitar para a fôrma. O forno deve ser ligado no início da confecção e a 180º C. O tempo de cozedura dependerá da consistência do preparado. Pessoalmente, logo que o bolo comece a ficar alourado, desligo a parte superior do forno e, depois disso, ao fim de 10 a 12 minutos controlo pela primeira vez com palito. O de hoje ficou como podem ver.
AC
Sem comentários:
Enviar um comentário