segunda-feira, 24 de maio de 2021

O MUNDO ESTÁ PERIGOSO

Esta frase foi já certamente dita por muitas pessoas por esse mundo fora. Não me interessa isso. Foi-me "disparada" pela minha idosa mãe de 96 anos em Julho próximo, com uma saúde mental extraordinária que me faz uma inveja enorme.

Nas últimas duas semanas, depois de muita chatice e muita irritação, começou a sair do lar, de manhã e regressa após o jantar. Já saiu 4 vezes. Fica para outra vez falar sobre o ensurdecedor ruído do silêncio sepulcral das entidades a quem se dirigem perguntas. O magnífico Portugal da transparência, do serviço e apoio ao cidadão. Balelas vergonhosas.

Mas voltando à frase, no 2º contacto telefónico do dia, sempre depois de jantar - oh filho o mundo está perigoso, viste a notícia de que desviaram um avião? Foram os russos?

Lá lhe expliquei de forma simples o que tem sido relatado e, aparentemente, está a subir a efervescência diplomática na sequência do desvio do avião da Ryanair.

Pessoalmente vejo isto com moderada apreensão. Nem a China, nem os EUA, nem a Rússia em o Reino Unido vão colocar em prontidão máxima o respectivo armamento nuclear. Da UE não vale a pena falar no respeitante a poder militar pois não passa de um anãozito.

Mas isto que aconteceu configura uma escalada relevante do que vem acontecendo quer pela banda das ex-parcelas da URSS quer da própria Rússia.

Assassinar no estrangeiro através de pós radioactivos tem sido uma prática do democrata Putin, com quem a UE e a Alemanha em particular tem imensos negócios.

Invasões é coisa corriqueira por parte do czar Putin desde que assumiu o poder.

Lukachenko vai ficar em piores lençóis depois disto? Fico sentado a observar.

Como sentado continuarei a escutar o ensurdecedor ruído do silêncio da rapaziada do tio Jerónimo.

O mundo vai estando mais perigoso e incerto. Aguardemos.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário