sexta-feira, 21 de maio de 2021

NOVA ÉPOCA de FOGOS a APROXIMAR-SE  

🚒  O tempo vai lentamente aquecendo.
Como será este ano?
Não sei, nem ninguém pode afirmar com segurança o que acontecerá em mais uma época de fogos.
Este tema traz-me à memória uma visita que eu e outros fizemos em 2003 à sede da proteção civil onde imperava um tal de Gil!
Que nos fez uma apresentação cheia de quadros coloridos e recheados de ligações e mais ligações.
Apenas por acaso fui o primeiro a colocar uma pergunta, simples, e que foi - "isso que nos mostrou, na prática funciona?
Ficou meio embatucado e lá respondeu nada nos convencendo.
Mas outra coisa que bem recordo prende-se com a curiosidade que me despertou um escaparate à entrada do edifício onde se mostravam revistas ligadas aos bombeiros.
Trouxe para casa um dos exemplares, muito curioso, pois quase a cada duas ou de três folhas aparecia uma página com anúncios de material diverso, ligado aos bombeiros, à actividade de combate a incêndios, material de proteção individual, etc., etc.
Nessa noite, telefonei a um grande amigo, na altura um dos governadores civis, e fui lá a casa depois de jantar. Mostrei-lhe a revista. Sorriu, e ás minhas perguntas sobre o sorriso dele lá me explicou várias coisas. Sobre a actividade comercial por trás de tudo aquilo, sobre donos de empresas, sobre………..sobre……..
Não admira que ainda hoje alguns se continuem a questionar sobre muita coisa ligada a este "mundo". E porque tudo continua a não estar muito diferente.
Ordenamento territorial, cadastro dos terrenos, florestas, fogos iniciados de madrugada, meios de combate a incêndios, meios aéreos, contratos, pagar quando há fogos, renovação de material, investigação séria, voos nocturnos estranhos, ignições ao mesmo tempo afastadas de dezenas de metros, carreiras de pessoal, organização da proteção civil, GNR, fiscalização durante todo o ano, condições de acesso a montes e montanhas e serras, etc., etc., etc.
Portugal, portanto!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário