quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

ELEIÇÕES   LEGISLATIVAS
As eleições pelo círculo da Europa vão ser repetidas. 
Decisão irrecorrível do Tribunal Constitucional, que apreciou o assunto depois de lhe terem sido colocadas reclamações pelos vistos mais que pertinentes. 
Como de costume, em Portugal, não há culpado algum pela pouca vergonha acontecida
Dizem alguns tripés de microfone e tudólogos que a imagem dos políticos e dos partidos, ficou muito prejudicada. 
Será que isso ainda é possível?

Parece que o PM em absoluto exercício declarou que o Estado tem de pedir desculpa aos emigrantes, à nossa diáspora. 
O Estado? Ah, claro, o Estado sempre com costas largas. 

Quem deve pedir desculpa é o governo, independentemente de os responsáveis no MAI e na CNE e os funcionários nas mesas de votos que concretizaram as trapalhadas terem responsabilidades repartidas. 
Ainda que eu tenha apenas conhecimento superficial sobre toda a embrulhada (o que leio + TConstitucional), parece certo que pelo menos PSD e PS terão concordado com determinada metodologia (que desconheço) e, depois, discordado da dita metodologia. Aldrabice, em síntese.
Isto, só por si, independentemente da questão ligada ao actual normativo da lei eleitoral, diz tudo sobre ao estado deplorável a que chegámos, nesta área como em muitas outras. 
Diz muito da hombridade de certas criaturas.

Tão tenho bola de cristal mas, quantos das dezenas e dezenas de milhares que votaram pelo círculo da Europa tencionam agora ligar alguma coisa ao envelope que, parece, irão receber de novo para votar outra vez? Quantos? E se alguns votarem, será que manterão (agora irrelevante) o seu voto (que ninguém sabe qual foi)?
E, já agora, quem me garante que não se vão voltar a registar-se umas novas bacoradas? 
Até porque, parece, existirá aqui e ali um conflito jurídico no exterior da Tugolândia quanto à questão de anexar cópia da identificação pessoal.

Como opino acima, este degradante episódio é bem demonstrativo daquilo em que Portugal lentamente se transformou. 
Alguns pés de microfone e alguns dos avençados de secretária vociferam que o país está adiado. 
Só dá vontade de rir tal tipo de afirmações. 
O país está estagnado há muitos anos, mas por outras razões bem mais ponderosas, digam o que disserem os gurus da nossa praça. Alguns atrevem-se até a dizer que nos temos aproximado da média Europeia! Descaramento da súcia do costume.

Um país estagnado, com farsantes e farsolas, que se atrevem a pré-marcar a data de posse do governo sem esperar que todos os formalismos técnicos jurídicos e constitucionais estivessem concluídos. 

Vão continuar por aí todos os farsantes e incompetentes que estiveram directa e indirectamente nesta deplorável e vergonhosa palhaçada. 
Se tivessem coluna vertebral (que não têm, têm é colagénio/ cartilagem) os termos e qualificativos usados pelo Tribunal Constitucional  bastariam para esta gentalha se demitir de todos os cargos políticos, do governo, da AR, da máquina do Estado. 
Tal não acontecerá, obviamente.

A Democracia tem regras, goste-se ou não, e o Tribunal Constitucional depois de confrontado fez apenas o que lhe competia, mostrou que não houve respeito pela lei.
Enquanto outros deixam "escapar" tolices. 
Sim, esta repetição causará transtornos, custará dinheiro extra, haverá quem já não volte a votar, mas é a Democracia a funcionar, são as instituições a exercer as suas competências e responsabilidades, é a Democracia no seu papel de ter de lidar com incompetentes, imbecis e vigaristas. 
É só isto.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário