terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

AS  CAMPANHAS  da  GNR  e  PSP

Campanhas de sensibilização são importantes. Mais do que isso, na minha opinião naturalmente. São necessárias senão mesmo indispensáveis.

Mas, o que há anos me incomoda de sobremaneira é que, muitas delas, são mais de marketing e propaganda que outra coisa. As cenas do passado de tolerância zero, ou as cenas pelo natal e pela Páscoa, ou no início da chegada em maior número de emigrantes para as suas férias no torrão nacional.

Hoje pelos vistos arrancou uma de sensibilização acerca do telemóvel e a condução. É óbvio e notório que, muitas pessoas, se comportam também nesta matéria de modo incorrecto e, provavelmente, haverá registo de vários acidentes em que o uso indevido do telemóvel terá sido uma das causas.

Mas, o que me incomoda e mesmo irrita, é que passam os anos com estes anúncios  mas aumenta o número de carros a circular em péssimo estado. E observo há anos que muitos passam nas barbas de agentes das forças de segurança que nunca os mandam parar. Alguns exemplos verdadeiramente escabrosos são continuamente observáveis no distrito de Setúbal, no de Lisboa, em imensas áreas das Beiras e do Alentejo, nos arrabaldes do Porto, e fico por aqui. Fumarada, faróis partidos, chaps de matrícula partidas, sem luzes de travões, etc.

É fácil verificar nas imensas rotundas em certas cidades pequenas e vilas a quantidade de veículos á venda, muitos deles num estado inacreditável mas olhos de PSP ou GNR sobre os pára-brisas deles ZERO. E não perco mais tempo. Ah, se houvesse fiscalização a sério sobre os seguros em dia, as inspeções, etc... 

Mas fica muito bem mostrar nas TV imagens de sensibilização na rotunda do Saldanha em Lisboa, com uma bonita agente da PSP a falar com a jornalista.

O país do faz de conta no seu melhor!

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário