domingo, 20 de fevereiro de 2022

Neste doido mundo, de falsas amizades mas, sobretudo ou quase só de interesses, neste mundo doido em que alguns proclamam grandes loas incluindo amizades de grupo mas, depois, vai a ver-se......apetece-me voltar a publicar este texto.

A M I Z A D E,   A M I Z A D ES
Amizade - Afeição por uma pessoa; simpatia; dedicação; atracção.

"O modo como uma grande amizade começa é misterioso. Podemos descrevê-lo como um movimento de empatia que se efetiva, um laço de afeição ou de estima que se estreita, mas não sabemos explicar como é que ele se desencadeia. 
Irrompe em silêncio a amizade. 
Na maior parte das vezes, quando reconhecemos alguém como amigo, isso quer dizer que já nos ligava um património de amizade, que nos dias anteriores, nos meses anteriores, como escreveu Maurice Blanchot, «éramos amigos e não sabíamos».
Aquilo de que uma amizade vive também dá que pensar
É impressionante constatar como ela acende em nós gratas marcas tão profundas com uma desconcertante simplicidade de meios: um encontro dos olhares (mas que sentimos como uma saudação trocada entre as nossas almas), uma qualidade de escuta, o compartilhar mais breve ou demorado de uma mesa ou de uma conversa, um compromisso comum num projeto, uma qualquer ingénua alegria… 
A linguagem da amizade é discreta e ténue. 
E, ao mesmo tempo, é inesquecível e impressiva".
José Tolentino Mendonça

Não me canso de reler este texto. 
Efectivamente, aquilo de que uma amizade vive dá muito que pensar.
Periodicamente, não me canso de ponderar sobre as amizades ao longo de décadas, as genuínas, e as outras a que normalmente também chamam amizades! Não tenho mais do que, talvez, 10 amigos entre civis e militares. Terei, talvez, entre 30 a 40 homens e mulheres que frequentemente demonstram muita consideração por mim.
E, como sempre foi verdade ao longo dos séculos, é designadamente à porta do cemitério e das capelas mortuárias antes do funeral, que bem se vê e confirma quem é amigo verdadeiro. 
Por exemplo, no final de Agosto de 2009, contei 5!
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário