sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

GALINHA…ou OVO ?  OVO… ou GALINHA ?
No passado recente, pouco tempo depois de 25ABRIL74, houve uma série de episódios na TV brincando com várias coisas, nacionais e não só, com Nicolau Breyner e Herman José, e creio que tinha mais ou menos este título/ mote - "Como vai sr feliz, como está sr Contente".

O que se desenrola na Ucrânia, e que em bom português digam o que disserem os rapazes do PCP e acólitos disfarçados em outros chamados partidos, é uma agressão militar pura e dura por parte das forças Russas. Isto, e olhando ás manobras diplomáticas de semanas várias, algumas bem caricatas, e encetadas de lados diversos, bem como discursos grandiloquentes, fez-me de certa forma lembrar esses episódios que eles sim, tinham graça. 

Mas o que se está a passar e a desenvolver no terreno não tem graça absolutamente nenhuma
É uma agressão militar, à margem das normas do direito internacional, à margem da carta da ONU e que não precisa do patético e titubeante Guterres para o confirmar.

Nesta tensão, neste medir de forças, nestas agressões reais e verbais, e na ameaça subliminar do nuclear (que outra coisa se deve concluir das palavras de Putin?), nesta pugna pelos interesses de todos os lados, SIM OS INTERESSES, deve haver quem fique feliz, quem fique contente, mas ficam muitos desgraçados. E o chinês a sorrir!

Macron, Biden, Kamala, Putin, Boris, Zelensky, Scholz, Stoltenberg,   Michel, vão fazendo das suas, Macron a tratar da política interna mas, …...e os povos ….. bem,….. quanto aos povos, como dizia o pantomineiro do Sócrates, isso não interessa para nada.

Sim, porque não é pelos povos que uns ditos líderes defendem a expulsão da Rússia do sistema SWIFT e outros a recusam, É que lá se iam os interesses.

Estamos numa situação cada vez mais crítica. E eventuais apostas têm a altíssima probabilidade de sair furadas. Espero só que não caia nenhuma "ameixa" nas coisas nucleares, que então é que isto seria mesmo bonito!

E, mais uma vez, também nisto tudo ou, sobretudo nisto, se pode questionar quer o ovo quer a galinha
Mas chegados onde se chegou, e temo muito que "a procissão ainda esteja no adro da igreja" seja o ovo seja a galinha pouco importa agora. 
E, como sempre, nestas coisas não há puros, anjos, malfeitores, apenas de um lado. 

Ainda assim……….apetece-me dizer que tudo começou um dia, lá muito para trás, há muitos séculos. 
É preciso ter ido lendo ao longo dos tempos. 
Olhar à geografia, às populações, aos povos, às raças, às etnias, às religiões, às conversões, e a um etc. infindável.

E, sempre através de todos os tempos, os interesses. Como hoje.

Mas vou cingir-me apenas a 1800 para cá, cingir-me à geografia e olhar por exemplo para outra zona, para o mapa Africano, observo as fronteiras da, Argélia, Líbia, Egipto, Mauritânia, Níger, Mali, Sudão, Guiné Equatorial, Quénia, Tanzânia, Somália, Angola, Zâmbia, Namíbia, Botswana. Várias dessas fronteiras foram traçadas a régua e esquadro: são linhas rectas!
Fronteiras traçadas, certamente, por ……..Norte-Americanos e Russos……… Ups!

Se olharmos para a Ásia, não encontramos tantas fronteiras assim mas, lembremo-nos de como se formou o que hoje é Índia, Paquistão, Afeganistão, as transferências de um lado para outro de Hindus, Muçulmanos e etc. 
Lembremo-nos das periódicas "dentadas" em Caxemira, da anexação do Tibete, dos problemas no Butão, Nepal, etc.

Se olharmos à Europa, lembremos o que se passou na então Jugoslávia, em que naquilo que veio a ser a Croácia já lá andavam uns tipos com camuflados de certa origem em que a pressa foi tal que em muitos se esqueceram de arrancar as cores identificativas do país de origem / fornecedor. 
Lembremos a Sérvia, o Kosovo. 
Lembremos a Síria, o Médio e Extremo Oriente, o corno de África.
Lembremos os mísseis determinados pelo grande democrata Clinton sobre o Sudão, e as justificações patéticas para tal. 
Lembremos a Baía de Guantanamo alugada aos EUA em 1903 e que o grande democrata OBAMA (que nunca mandou construir muros metálicos em certos km de fronteira….) nos primeiros dias do seu primeiro mandato ia fechar (passaram os 8 anos dele, mais os 4 do inarrável e asqueroso Trump e mais 1 deste Biden, e…….continuará, exactamente porque há certas realidades complexas)
Enfim, um manancial de todos os lados, e em que Putin tem igualmente um palmarés notável.

Todos uns anjos, todos uns puros, todos a pensar nos seus povos, nenhum com o dinheiro na Suíça, ou nos Offshores.

O que está em jogo? Creio que tudo, talvez à cabeça jogo económico.
Interessa aos EUA uma UE cada vez mais desenvolvida e economicamente forte? É mais barato para a Europa o gás dos EUA transportado por via marítima, comparativamente com o gás dos gasodutos?
Eu continuo a recordar aquela frase célebre que então fazia sentido (pelo menos para mim) que era mais ou menos assim: US In, Russians Out, Germany Down!

E a realidade é que as forças soviéticas/ russas sairam da Alemanha, todas as outras não.
Depois, pactos militares existiram, o de Varsóvia foi-se, a NATO alargou até às barbas da Rússia.
As célebres doutrinas Americanas quanto aos seus quintais, na América Central e na América do Sul estão esquecidas por vários.

Tudo isto devia ser lembrado com imparcialidade, mas não justifica agressões militares, venham de onde vierem.

Existe uma distinção indesmentível: é que mesmo com ocorrência de alguma manipulação, existem países onde periodicamente se elegem presidentes, parlamentos, e inerentes governos. ELEIÇÕES. 
E em outros países não tenho dúvidas que isso não acontece como no chamado mundo Ocidental . É uma diferença ABISSAL. 
É a diferença que me permite revoltar-me contra certas coisas que se passam no meu país, ainda que alguns não gostem.

Esta é a tal diferença que uns quantos senhores, cá e nesses países que defendem e adoram, esses senhores se esquecem, e fazem depois afirmações inacreditáveis na Assembleia da República. Que democraticamente respeito, mas discordo. Embora tenham razão em alguns aspectos, não a têm em muitos outros.

Mas, consequências para a Europa?
Olhando à coerência: Ursula diz que vamos receber todos os expatriados em consequência desta agressão militar. Não acho bem nem mal, é compreensível, mas então, porque paga à Grécia e à Turquia para ficarem eles com os de África?

Nesta coisa das migrações, dos refugiados, há ou não conflitos de civilizações? Ou é conforme os dias e der jeito à oratória?
Temos e continuamos com o elefante na sala, e cada vez mais gordo!
Idem para a economia Europeia. Idem para a dependência energética.
Idem para a política de defesa na UE.
Idem para o desenvolvimento harmónico de todos os países da UE. Idem para se tratar de quem entra ou não para a NATO, ou para a UE.
Idem para o - agora é que vamos ajudar África a sério.
Idem para o conflito entre potências.
Idem para alianças sem contrapartidas sérias e honestas.

Acabei de escrever - honestas - Ups!, e assaltou-me o espírito, honestidade nos interesses …… hum……..

Em síntese, elefantes cada vez mais gordos em todos os compartimentos da casa, e a malta a disfarçar, sempre. Eu não.

Porque no mundo há questões civilizacionais, há raças, há diferentes epidermes, há religiões diferentes, há interesses, há áreas do globo ricas numas coisas pobres em outras, há zonas inóspitas, há alterações climáticas, há machos e fêmeas. Há realidades, mesmo que o contrário digam os polícias das mentes e os politicamente correctos, e sabem e  gostam de elefantes nas salas mas dizem que não estão lá.

Não somos todos iguais, somos todos da mesma massa, mas as formas de todos nós são diferentes.

A questão decisiva é que há Constituições como a nossa, felizmente, onde estão plasmados os princípios fundamentais (Art 1º a 11º) e o Princípio da Igualdade (Art 13º), porque não somos todos iguais mas TODOS temos de ser iguais perante a LEI, e todos temos a mesma dignidade social. Putin e muitos outros devem rir-se disto!
António Cabral (AC)

Sem comentários:

Enviar um comentário