domingo, 27 de fevereiro de 2022

A  PROPÓSITO  de …… ESPECIALISTAS
(da TSF)
A ciberguerra será o próximo desafio para a humanidade? Um relatório internacional da Microsoft revela que já no ano passado o segundo país no Mundo mais afetado por ciberataques, logo atrás dos Estados Unidos, foi precisamente a Ucrânia.

Indiscutivelmente. Nós estávamos habituados a olhar para três teatros de guerra: a terra, o mar e o ar. Neste momento, o ciber é um quarto teatro de guerra que tem que ser encarado com a mesma seriedade, e se calhar agora com maior urgência, do que todos os outros. A NATO, naturalmente, está a fazer um grande investimento nesse sentido, a União Europeia também. E nós em Portugal seguimos essa tendência, mas há um enorme caminho a fazer de investimento, do ponto de vista tecnológico, do ponto de vista organizativo, de colaboração entre os estados e as companhias privadas.

Na segunda-feira começam negociações em Nova Iorque, para ser redigida a primeira convenção da ONU contra o cibercrime e, curiosamente, a proposta de redação que está em cima da mesa é da autoria da Federação Russa.ng>

A Rússia tem, nesta matéria, um avanço extraordinário, tem um exército de cibersoldados, vamos dizer assim, li que andaria à roda dos 30 mil. Muitos dos ataques que têm sido perpetrados, quer contra as eleições em países democráticos, quer nestes casos na Ucrânia, têm um efeito muito importante pela disrupção que exercem nas sociedades. Além da parte militar, podem afetar, desde a saúde à segurança social, todos os domínios da nossa vida em sociedade
.

Olha se ele não me avisava disto, eu permanecia na ignorância. 
Então se ele não me avisava de que neste momento (neste momento??) o ciber é um quarto teatro de guerra!
Quando lerem esta entrevista deste grande especialista estou a imaginar o sorriso estampado na cara de, por exemplo, certos, Israelitas, Americanos, Franceses, Chineses, Alemães, Iranianos, Indianos, Turcos.
Esta entrevista é mais um elemento que confirma o que sempre alguns souberam quanto a certas reformas que por aí andaram badaladas.
E o que este especialista lê! E vós, cambada de ignorantes?
AC

Ps: um grande amigo meu teve uma muito interessante experiência na vida profissional, durante 3 anos, de que resultou não só um incremento notável em experiência e conhecimento técnico inerente à sua profissão mas, sobretudo, por essa via teve a felicidade de ter travado conhecimento com algumas pessoas ligadas à indústria e tecnologia "especiais".
Uma dessas pessoas, durante uma conversa sobre os problemas mundiais e particularmente sobre geopolítica e relações internacionais, disse-lhe um dia que, enquanto o seu país conseguisse manter o avanço tecnológico em certas áreas sobre os seus competidores mundiais, estaria sempre "safe".
A presente agressão militar à Ucrânia é apenas mais um exemplo que confirma as consequências da superioridade tecnológica.

Ps 1: oxalá me engane, mas começo a ter a sensação de que, a seguir à loucura Putin estão outros a começar a perder a cabeça. 

Sem comentários:

Enviar um comentário