terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

ENTRADA em CAMPANHA

Auxiliar Prático da Arte da Guerra

Todos aqueles que entendem guardar e preservar espólio dos ascendentes e familiares muito idosos (bisavós, avós, pais, irmãos, tios, tios avós, etc.) como é o meu caso, delicia-se periodicamente a revisitar as preciosidades de que se tornou guardião.

Agora que, aparentemente, a tensão na fronteira Ucrânia-Rússia está mais ou menos quente, um dos meus "entretenimentos" tem sido exactamente olhar/ ler/ reler livros de história, olhar/reler livros e documentos de natureza militar.

A campanha eleitoral para a noite de ontem quase nada me entreteve.

Nada tendo a ver com os tempos contemporâneos, debrucei-me neste pequenino livrinho escrito em 1872 por um oficial do Exército, de Cavalaria. Um auxiliar prático para a guerra de antanho no que ao Exército respeitava. Com elementos curiosos, muito curiosos. 

Este "guia" tem XII capítulos, com orientações sobre: Estratégia, Marchas, Batalhas, Reconhecimentos, Postos Avançados, Castrametação (arte de escolher e traçar os campos para repouso das tropas), Víveres e Forragens, Comboios, Levantamentos à Vista, Fortificação Passageira, Compra do Cavalo, Higiene.
Ao longo dos diferentes capítulos aparecem indicações úteis e curiosas, como indicações sobre cidades, localidades e populações, visíveis na fotografia em cima ou, indicações sobre as rações devidas ao pessoal, como se pode ver na fotografia em baixo.
Muitos outros aspectos são focados neste pequeno auxiliar prático para campanha. 
Tem apontamentos diversos, fórmulas, dados vários, as principais operações a executar para entrar em campanha, etc.

No que se refere a fórmulas tem, entre outras, indicações precisas por exemplo relativas a pólvoras: os ingredientes, as proporções, e as operações para o seu fabrico, a saber: a trituração, a mistura, a compressão e a secagem.
Uma verdadeira antiguidade, preciosa. 

Se naquele tempo houvesse impressoras 3D, tão do gosto de tantos, ele certamente incluiria neste guia as necessárias indicações práticas para a sua utilização.
Antonio Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário