sexta-feira, 22 de abril de 2022

EUA. Um pouco de História.

Gosto muito de história. E tenho olhado muito a vários capítulos de história mundial. Partilho com os meus leitores o que se segue.

A designação oficial "Estados Unidos da América" só surge em princípios de 1781. Nessa altura, a Confederação foi ratificada por todos os estados membros. A passagem da Confederação a Estado Federal acontece em Setembro de 1787. A declaração de independência foi redigida por 5 proeminentes dos quais, os mais  conhecidos, Benjamin Franklin, J.Adams, e Thomas Jeferson.

Que antecedentes?
O aparecimento dos EUA resultou da luta entre interesses comerciais de Inglaterra e os seus colonos no continente Americano, ao ponto de se ter criado uma nova unidade política separada da poderosa Inglaterra. Foi revolução? Hum…………
Revolução? Não houve debates ideológicos. Não havia antecedentes feudais. 
Terá sido um esforço (depois conseguido) para estabelecer uma nova forma de sociedade. 
A dada altura da história os colonos possuíam já meios económicos significativos. Mas a grande Inglaterra tolhia-os, dado que era potência mundial com monopólios vários no acesso aos mercados internacionais.

Entre 1757 e 1763, decorreu a famosa "Guerra dos Sete Anos", que opôs a França a Inglaterra. Como é evidente, foi uma guerra só pela defesa de valores, de um lado e de outro. 
Não teve nada a ver com o desejo de dominarem, uma e outra, as áreas ultramarinas na Índia e na América do Norte. 
Nada de interesses, só valores!
Esta guerra enfraqueceu a Inglaterra. 
E os colonos na América, obviamente, aproveitaram essa realidade. PONTO!

Antes disto, aconteceu que desde finais do século XVI se tinham começado a estabelecer na faixa Atlântica Norte da América uma série de colonos, fixação que aconteceu progressivamente por duas razões fundamentais: 
- iniciativas privadas interessadas em explorar novos territórios, 
- iniciativas de muitos fugidos às perseguições religiosas e políticas existentes em Inglaterra e em outras partes do que hoje é o Reino Unido. Emigrantes e pioneiros, portanto.

No século XVIII existiam já treze colónias. Oito administradas pela Coroa Inglesa (Royal Colonies) e outras com uma administração que lhes conferia a designação de "livres" (Corporate Colonies). Todas com governo próprio. Em 1760, ou seja durante a tal Guerra dos 7 Anos, as tropas Inglesas estacionadas na América do Norte em conjunto com forças dos colonos, abarbataram o Canadá à França. 
Isto teve consequências várias.

Inglaterra entendeu ser altura de mais carregar em impostos, tributando pesadamente os colonos Americanos. Entre várias coisas, o famoso"Stamp Act" votado pelo parlamento inglês. 
Depois, entre muitas mais coisas houve a cena do monopólio do comércio do chá, houve a célebre cena em Boston com descarga para o mar de muito chá, enfim "complicações" várias com a "Companhia das Índias Ocidentais". 
E as revoltas cresceram. 
Daí o 1º Congresso de Filadélfia em 1774, um 2º Congresso em 1775 e depois a constituição do exército dos colonos Americanos. 

Em 1776, 3º Congresso de Filadélfia, em que designadamente aprovaram a "Declaração da Independência dos Estados Unidos" proclamada a 4 de Julho. E aí começou o caminho para o Estado federal. 
Naturalmente, muita pancadaria se sucedeu entre as tropas Inglesas e as tropas dos colonos revoltados e decididos pela independência. 
Em 1783, a Inglaterra reconhece a independência, assinando o Tratado de Versalhes. 
Em 17 de Setembro de 1787 é assinada a Constituição dos Estados Unidos.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário