quarta-feira, 9 de outubro de 2024

PRÉMIO NOBEL DA PAZ
Ao longo dos últimos anos quantos saltos dentro do seu caixão não terá dado Alfred Nobel ao ver a quem foram atribuídos prémios com o seu nome, especialmente o Nobel da Paz?
 
Só para citar alguns exemplos, e sem querer propriamente menosprezar os então vencedores, não será legítimo estranhar entre outros os que abaixo indico, querendo eu com isto dizer que os critérios me pareceram e continuam a parecer muito discutíveis, pois creio legítimo ter ficado com a ideia, que hoje mantenho, de que foram prémios atribuídos por conveniência política internacional do momento, e jogo entre grandes, em vez de atribuídos por estritas características verdadeiramente em prol da defesa da paz:

União Europeia, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o Centro de Liberdades Civis na Ucrânia, Henry Kissinger, Barack Obama, . . . . . . .   PAZ?

O terrorista Arafat e os falcões Peres e Rabin, em 1994?
Gorbachev porque se desmantelou a URSS?
O invasor egípcio Sadat e Begin o terrorista da IRGUN, em 1978?

Enfim, opinião pessoal, discutível, naturalmente.

Agora dizem que o Nobel da Paz deste ano será anunciado na próxima 6ª Feira.
Dizem os OCS que entre os candidatos mais prováveis estão António Guterres e a mais que questionável agência da ONU a UNWRA, agência com intuitos humanitários, empregadora de gente decente e solidária mas, também, ao que se tem descoberto, e provavelmente muito ficará escondido, de gente do Hamas e etc.
 
Enfim, aguardemos.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário