domingo, 27 de outubro de 2024

A FOTO IMPRESSIONA-ME ? SIM



A fotografia impressiona, mas nada me surpreende.
É apenas uma confirmação do que é António Guterres (opinião pessoal naturalmente).

Terá sido convidado para esta cimeira e, como os países têm representantes na ONU, são membros, o homem foi lá.

O execrável (para mim, naturalmente) Putin de costas direitas e António Guterres numa postura física e sorriso patético que denota servidão, servilismo, postura untuosa. 

Naturalmente, admito estar errado, admito que no seu espírito não estivesse interiorizada essa intenção, mas é o que aconteceu. 
E, aqui, não é culpa de nenhum fotojornalista.

Respeito, SEMPRE, a opinião de outrem, discordo, ou concordo.

Mas neste caso quando vejo defensores de Guterres dizendo que ele não podia recusar lá ir na sequência do convite recebido, porque todos os BRICS são membros da ONU, o mínimo que me apetece dizer é que têm fraquíssima memória. 
Mas, repito, respeito, mas eu penso diferente.

A ordem mundial que ainda vigora é fruto do pós 1945, é fruto basicamente do chamado mundo Ocidental, e um dos frutos foi a criação da ONU. Será que os apóstolos de Guterres se recordam?

Os BRICS querem partir a presente ordem mundial a qual, na minha opinião e para que fique bem claro, há muito requer reforma.

Estão também esquecidos de que o actual SG da ONU não foi observar a cimeira da paz que teve lugar aqui há tempos na Suíça.
Será que os apóstolos de Guterres se recordam?

O direito internacional e a carta das Nações Unidas devem ser sempre atirados à cara de quem os viola.
Sejam os EUA ao longo dos anos nas suas invasões nas Antilhas ou na América Central, ou na Ásia, seja a Rússia também em vários locais do mundo e em 2022 na Ucrânia.

Cumprimentar ditadores deve ser de costas direitas, olhar directo na cara dos tratantes, aperto de mão com vigor mas máscara sisuda afivelada no rosto. 

Mas se calhar estou a ver mal as coisas, e Guterres é o homem mais decente à superfície da terra e eu, como muitos milhares de cidadãos comuns somos uns totós.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário