quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

ENSINO, EDUCAÇÃO, REALIDADES


Uma das muitas coisas interessantes mais sobretudo curiosas ao longo dos últimos anos é a sucessão de relatórios e estudos sobre ensino, literacia, etc. sejam relatórios e estudos internos sejam lá de fora.

E sempre com maravilhosos resultados!

Agora saiu mais um, desta vez da OCDE.

E, brilhantemente, e que muito deve orgulhar António Costa o virador de páginas, mas sobretudo o seu acólito também de apelido Costa que foi durante anos secretário de Estado e que, tão bom foi nas funções, que passou para ministro.
Ainda recentemente li mais umas das suas homilias!

Há uma expressão corriqueira que vem a propósito - não se enxergam!

Diz a OCDE que aqui o rectângulo está em grande forma quando a "estudos", como diz o povo.

Há um ortodoxo que se mostra espantado com este 30º honroso lugar, refere que é comprometedor estar em penúltimo numa lista de 31 países.
Ele não está a ver bem a coisa, se fossemos o último, aí sim, era muito mas muito preocupante!

Falamos portanto e para já de capacidades básicas da população adulta.
É giríssimo ver o espanto desta gente das bolhas!

Mas podemos e devemos falar da malta mais jovem, onde a qualidade é esmerada!

Eu vejo pouca TV e não é raro verificar a categoria dos locutores e a categoria do português de muitas das legendas que correm em rodapé.
Mas as gentes das bolhas espanta-se!

Há dias saíram uns resultados sobre português e matemática, e lá veio o arregalar dos olhos das gentes das bolhas. Como de costume.

Fingem, SEMPRE, que não têm nada a ver com isso, nada é da sua responsabilidade!
Essa gente das bolhas nunca vai verificar ao dicionário (os que têm) o significado de várias palavras, por exemplo - facilidade, regabofe, facilitismo, irresponsabilidade, preparação, qualidade de vida, desenvolvimento!

Pois é - novas oportunidades para aqui, novas oportunidades para ali, cursos com exames aos Domingos, nada de chumbar, nada de respeito nas aulas para com os professores, muita inclusão (que obviamente é indispensável, mas ligada a decência, rigor, acompanhamento adequado às dificuldades de cada um, vencimentos dignos para professores e auxiliares, escolas onde não chova, etc.)

Isto tudo custa muito dinheiro, requer prévia criação de riqueza, requer orientação, requer RUMO, organizar a sociedade, e NÃO DEIXAR NINGUÉM PARA TRÁS. 
CUSTA MUITO, em organização e dinheiro.
Quanto a dinheiro, lá está, as cativações durante 8 anos deram frutos.
Toca de o para PR!

A geração mais preparada de sempre! POIS!

POIS É, era preciso questionar o que está errado no nosso sistema escolar.

Mas os das bolhas, gente como o Costa do dito ministério da educação sempre apostou nos seus programinhas especiais, no facilitismo, na irresponsabilidade.
Este tipo de gente, sempre idolatrada pelos que agora (ortodoxos convertidos e outros) se espantam com os sucessivos e trágicos resultados e evidências, questionam-se agora, fingindo desconhecer que não contribuíram para tudo isto.

Ufanam-se - a geração mais preparada de sempre - e dizem isto ao longo dos últimos anos, particularmente desde 2005, SEM se RIREM.
Vê-se!

Estamos cada vez pior, mas continuam a achar que é tudo culpa dos Presidentes da República (Eanes, Soares, Sampaio, Cavaco), ou do Trump, ou do Passos Coelho, ou agora do Montenegro, ou deles todos juntos.

Falhas de preparação?
Greves constantes com sucessiva ausência de aulas às 6ª Feiras ao longo dos anos?
Programas desadequados às realidades contemporâneas de feroz competição?
Ausência de rigor, ausência de exames?

NÃO SENHOR, NADA DISSO!
Se isso fosse a realidade, então é que a Leitão mudava os filhos para o  ensino privado! Para lhes abrir horizontes!

Estamos portanto como de costume.
Mas sempre felizes! 
Os que pateticamente se dizem felizes, os que tendem a estar sempre felizes, todos mas todos felizes!

Criação de riqueza, industrialização, ordenamento do território, formação exigente, inclusão nos termos que acima referi, rigor, respeito, produtividade, etc. nada disso importa para a nossa felicidade!

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário