LIDO POR AÍ
....................
Quando eu, com a minha idiossincrasia, conheci a tia Filomena, gozava a mulher de uma reputação que, a falar verdade, não se podia dizer das mais lisonjeiras.
A gente da vizinhança - as vizinhanças na aldeia compreendem-se num círculo de três léguas de raio - teimava a pés juntos que ela mantinha sinistras relações com espíritos ruins, que aos Sábados não faltava às soirées do diabo; e enfim que era a pobre velha nem mais nem menos do que uma ladina e famigerada feiticeira.
Punge-me de ter de arquivar aqui, forçado como sou pela veracidade de cronista, que a origem principal de semelhantes boatos a fui encontrar na parte bela e amável do sexo, do qual a tia Filomena era um espécime avariado.
A beleza e a juventude fazem disto. As que as possuem, orgulhosas desses dotes sedutores, invejam-se e odeiam-se mútua e cordialmente; ao mesmo tempo que desprezam e caluniam as desfavorecidas nesse ponto pela nem sempre muito imparcial natureza.
.....................................
(O espólio do senhor Cipriano, Júlio Dinis)
AC
Se tentaste fazer alguma coisa e falhaste, estás em bem melhor posição que aqueles que nada ou pouco tentam fazer e alterar e são bem sucedidos. O diálogo é a ponte que liga duas margens. Para o mal triunfar basta que a maioria se cale. E nada nem ninguém me fará abandonar o direito ao Pensamento e à Palavra. Nem ideias são delitos nem as opiniões são crimes. Obrigado por me visitar
Mostrar mensagens com a etiqueta Júlio Dinis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Júlio Dinis. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 14 de janeiro de 2019
Subscrever:
Mensagens (Atom)