segunda-feira, 25 de julho de 2016

VITAL MOREIRA: umas vezes no cravo, outras na ferradura.

""Esta sondagem eleitoral da Aximage, hoje publicada, constitui boa notícia para o PS, que sobe muito em relação a anteriores estudos de opinião, aparecendo pela primeira vez com grande vantagem em relação ao PSD e somando mais votos do que o PSD e o CDS juntos, o que permitiria a investidura de um governo minoritário, salvo aliança de conveniência de todas as oposições. Além disso, com estes resultados o PS faria maioria absoluta só com o BE e talvez mesmo só com o PCP, o que lhe daria maior margem negocial na hora de formar um novo Governo com apoio parlamentar maioritário. O problema está em que no nosso sistema de governo cabe ao PR convocar eleições antecipadas, o que só ocorre normalmente em situações de crise política...
Estes resultados são tanto um prémio para a política "amiga dos cidadãos" do Governo (fim da austeridade, recuperação de rendimentos, salário mínimo, simplificação administrativa, etc.) como uma punição para a ineficácia da oposição da direita, que continua desprovida de mensagem consistente, baseada num discurso "tremendista", à espera de um desastre da "geringonça"".(do blogue de Vital Moreira)

A política amiga dos cidadãos é por exemplo, certamente, adiar pagamentos. Técnica aliás sempre usada por todos os governos. Umas vezes mais outras menos, mas por todos.
Vital Moreira tem mordido bastante nas canelas do governo do novo messias, as mais das vezes com muita razão no meu entendimento mas, de vez em quando (terá sido pressão matrimonial?), como agora, sai-se com esta.
Por falar em prémios, os cidadãos é que estão a ser cada vez mais premiados no seu quotidiano.
É observar o tipo de compras em supermercados, como tenho feito persistentemente.
É observar os olhares em lojas como a FNAC ou WORTEN e também nos sacos que de lá saem.
É ver encher os depósitos com 30, 20 euros, como se estivessem a atestar.
É reparar nos jornais que ao fim da tarde persistem em ficar nas prateleiras.
Hoje fico por aqui. 
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário