sexta-feira, 22 de julho de 2016

A propósito da TURQUIA
Bom, na Turquia estão a passar-se, parece, coisas interessantes, perigosas, complexas, inesperadas (??), numa palavra -  um vulcão.
Não sou de embalar facilmente em rumores e falar com voz grossa sobre o que sei pouco ou nada. Isto dito, parece que Erdogan prossegue um plano há muito traçado. Parece que berrou para a UE dizendo qualquer coisa do género - não têm nada a ver com isto.
Olhemos para o mapa. Vizinhos da Turquia? Eis, Síria, Iraque, Irão, Azerbaijão, Arménia, Geórgia.
Olhemos para outros factos:
Para lá dos vizinhos acima lembrados, temos "mother Russia". Olhando a outras questões, formais por exemplo, temos a NATO, os EUA. Olhando ao que se passa no terreno naquelas bandas, parece que Erdogan manda combater os curdos que por sua vez batem no Daesh, parece que os franceses fingem andar a bater, os ingleses não estou seguro, e creio que os EUA vão aperfeiçoando as máquinas de guerra à distância. Mas parece também que quem bateu a sério no Daesh foram os rapazes do Putin. Voltará?
No meio da baralhada, temos uma base NATO famosa no Sul da Turquia, não sei se muito ou pouco municiada, uma base Russa na Síria, temos os shiitas e os sunitas adorando-se apaixonadamente por todo o Islão, temos enfim da Arábia Saudita até aos mais a Leste uma crescente confusão que nem Europa, nem UE, nem EUA nem Rússia conseguem controlar.  
No meio disto os "pacatos chineses" vão calmamente fazendo o seu caminho.
No meio disto, o nosso parlamentozinho discute charretes carroças e muares, chumba a nomeação do apontado para o CES, e o nosso presidente mandou fazer um estrado para o baixote Hollande.
Isto já nem muito bêbado se pode aguentar. 
Boa noite e boa sorte.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário