quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

1954 - UMA AGENDA de BOLSO (1)
Agenda Desportiva, ou Informador Popular, é o nome impresso na capa verde a letras douradas. 1954, tempos recuados.
Uma das várias agendas dele, falecido em Outubro de 1972, com 84 anos, ataque cardíaco, na aldeia, onde depois de aposentado da cidade, foi mais que um médico, mais que um velho filho da terra, foi um amigo de muito aldeão.
Folhear estas pequenas agendas tem tanto de fascinante no plano pessoal / familiar como faz pensar aqueles tempos sob perspectivas diversas.
Edição por "Neográfica", de Raul Biscaia Vieira, rua Zaire 34 C,  Lisboa.
Agenda que logo no início anuncia para breve ir ser posta à venda uma colecção coloridos bilhetes postais regionais de Portugal Continental e Ultramarino, com os monumentos mais importantes de cada província e o seu traje característico.
Fala por exemplo da história do badminton e da história do pugilismo, e tem páginas com os jogos/ calendarização do campeonato nacional de futebol.
Tem indicações relativas ao correio, encomendas postais e correio aéreo, o que se deve ver em Lisboa, e muitas outras indicações curiosas de que darei conta depois.
Por agora, a listagem de Teatros e Cinemas Principais naquela época:
Teatros - Apolo, Avenida, Coliseu dos Recreios, Maria Vitória, Nacional D.Maria II, Nacional de S. Carlos, Trindade e Variedades.
Cinemas Principais - Chiado Terrasse, Cinearte, Condes, Eden, Ginásio, Império, Monumental, Odeon, Lis, Rex, Politeama, Royal-Cine, S.Jorge, S. Luiz e Tivoli.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário