domingo, 24 de maio de 2020

Um  Discurso......
Ilustres Entidades Convidadas,
Senhor ......... 
Minhas Senhoras e Meus Senhores


Senhor ...............................

Cumpri no passado dia 23..............

Cabendo embora a outrem, sempre, o privilégio da apreciação, procurei honrar e dignificar a ..............
A minha postura foi ditada pelos sãos princípios e normativos da minha profissão, como no passado, independentemente do local e da geografia do meu País onde me foi determinado servir.
Procurei servir, respeitar instituições e a sociedade, e estive sempre disponível.

Quero publicamente agradecer aos meus ............a amizade que me dispensaram e a confiança que em mim depositaram.
Procurei não desmerecer delas. 
Fica-me uma certeza, que advém do facto de que, se tentei alguma coisa fazer e eventualmente falhei, estou certamente em muito melhor situação do que aqueles que procuram nada fazer ou são peritos na mistificação e são nisso muito bem sucedidos.

Sublinho com reconhecida gratidão, a presença de tão ilustres entidades............. agradeço-vos muito sinceramente.
Aos representantes dos órgãos de comunicação social aqui presentes, apresento igualmente os melhores e respeitosos cumprimentos.

A todos os que aqui me escutam bem como os que aqui hoje não podem estar ...........quero dizer um até breve, e que reflictam no que vos fui transmitindo ao longo do tempo.

Portugal vive um momento difícil e a nossa instituição e todos nós enfrentamos dificuldades. Sei tudo isso, e muitos de vós conhecem o que se procurou diligenciar.
Não sendo infelizmente a situação do nosso presente um fenómeno passageiro e pese embora as preocupações de toda a natureza, devemos manter força interior e olhar esperançoso no futuro.
Não confundindo optimismo com inconsciência, lembrem-se que o optimismo é a coragem dos inteligentes.

Como sempre referi, é imprescindível a união entre todos. 
Isso nos beneficia individual e colectivamente e dessa forma o nosso País. Quem me conhece de facto sabe que não desligo as palavras da realidade. 
Como já foi dito no passado, entre os homens e as coisas estão as palavras.  Não uso as palavras supondo que são as coisas. 
Nunca usei as palavras pretendendo iludir outrem até porque, também não me iludo se apenas palavras ao longo do tempo forem ouvidas.

Como também já dito, a entidade mítica e auto-suficiente que resolvia todos os problemas internos e externos, aquém e além-mar, já não existe, não há milagres, e tenhamos isto sempre bem presente.
Mas devemos ter esperança, a esperança que é como o vento bom enfunando as velas do nosso barco.

As pessoas são o recurso mais importante em qualquer organização. Apesar das dificuldades e do que falta corrigir ou melhorar, há que diariamente quando no serviço e mesmo fora dele dignificar a instituição a que nos devemos orgulhar de pertencer. Como sempre vos afirmei, e procurei ser exemplo.

Na mudança mudada em permanente mudança, a que nos últimos anos se assiste, no nosso País e no mundo, não devemos perder as referências e muito particularmente as permanências.

A todos endereço, presentes e ausentes e Exas Famílias, os sinceros votos das maiores felicidades pessoais e profissionais.
A todas as ilustres entidades convidadas endereço o meu respeito e elevada consideração.

Aos Senhores............., e agora reitero-o publicamente, agradeço as gentilezas, a colaboração e o apoio recebidos. Para vós igualmente as minhas elevadas consideração e estima.

Meus senhores e minhas senhoras,

Esforcei-me por cumprir as minhas obrigações, no que respeita ao pessoal e aos problemas das pessoas que se me foram colocando, e também às infra-estruturas e ao material.

Agradeço a colaboração recebida.

Por isso, Senhor .............e meu estimado sucessor, presentes as circunstâncias que agora conhece, espero ter conseguido alertá-lo para o que o espera. 
Esforcei-me por ajudá-lo, como era aliás a minha obrigação. Continuará a contar comigo, e nada lhe escondi, do que se conseguiu fazer, do que falta realizar, da envolvente, e das histórias que estão por trás de muita coisa.

Desejo-lhe sinceramente, a si e Exma Família as maiores venturas pessoais e profissionais. Muitas Felicidades.

Termino fazendo votos para que, quando um dia partir de regresso ao ............. possa dizer como eu hoje, e parafraseando Agostinho da Silva,

Não corro como corria,
Nem salto como saltava,
Mas vejo mais do que via
E sonho mais que sonhava.

AC

Sem comentários:

Enviar um comentário