domingo, 26 de julho de 2020

IMPRESSÕES do ALGARVE
Já se sabe, cada cabeça sua sentença.
E, repetindo-me, respeito sempre as opiniões diversas, divergentes.
Isto dito, ao sétimo dia de uma programada estadia mais prolongada que espero conseguir cumprir, partilho algumas impressões.
> A autoestrada Algarvia, no troço que vira para V.R. S. António depois de se sair da A2, continua com enormes quilómetros que são uma vergonha quanto ao estado do piso.
> As praias de Altura e Verde estão exactamente no mesmo sítio. A tal sinalização quanto à percentagem de ocupação do areal ou estou cegueta ou muito distraído, mas não vi.
> A minha impressão é de que há muita gente nas praias, mesmo nos passados dias da semana. Confesso que tenho a sensação de estarem por cá meia dúzia de espanhóis e pouco mais. É a sensação que tenho depois das minhas caminhadas pelos areais (sempre > 5 km) e observando as pessoas no hotel e em alguns dos restaurantes da zona.
> No hotel confessaram-me que a ocupação superou/ está a superar largamente as expectativas iniciais. Mas também me confessaram grande apreensão após Setembro.
> A pandemia alterou radicalmente a vida no hotel. 
> Num restaurante, aqui mesmo perto do hotel que escolhemos pelo sexto ano consecutivo, jantar de ontem, uma jovem família portuguesa, dois rapazes talvez entre os 9 e 12 anos, pais jovens, a mãe amarrecada, queixo quase junto à mesa, talher quase parado a boca a ir buscar a comida. O pai, mais ou menos direito, de vez em quando sorvendo ruidosamente a comida. Os rapazes comendo em conformidade com a linda postura e educação recebido dos progenitores, enquanto mastigavam ruidosamente ao mesmo tempo vendo jogos e filmes nos telemóveis.
Um quadro elucidativo do que com elevada probabilidade será a sociedade portuguesa daqui a 20/ 25 anos.
> O jantar de ontem no tal restaurante estava muito bom, mas a pandemia não atenuou o “preço” das entradas de amêijoas à Bulhão Pato, por sinal muito bem confeccionadas e bem apetitosas. Como éramos sete, doses várias de amêijoas aliás bem fornecidas aterraram na mesa pelo que, com tudo o resto do magnífico jantar incluindo um Valado Branco fantástico, a conta também veio muito bem fornecida. Mas há que aproveitar família e amigos e o COVID-19 que se dane!!
> A pandemia alterou completamente a logística do hotel. O muito bom “bufete” de antigamente.............
Vem tudo em doses, e as alternativas são mais limitadas.
> A logística visível por causa da pandemia deixa descanso. Até noite dentro dei com uma senhora combatendo o COVID-19 nos elevadores.
> Comparando com o ano passado, e refiro-me aqui à zona onde estou, este ano vejo muitos anúncios de arrendamento de vivendas, o que me sugere uma grande ausência de estrangeiros.
AC

1 comentário: