segunda-feira, 13 de julho de 2020

TURQUIA,  ERDOGAN,  IMPÉRIO......
O que se vem passando na Turquia não é novidade nenhuma para mim. Porquê?
Porque a primeira mulher do meu cunhado mais novo divorciou-se muito cedo e veio a casar com um diplomata Turco que conheceu em Lisboa. Um Turco nada ERDOGAN!!!
Já lá vão muitos mas muitos anos. 
Por razões de carreira do marido estiveram algumas épocas fora da Turquia mas aí viveram muitos anos. Com esse casal, que me é próximo pois quer a minha mulher quer as irmãs mantiveram sempre laços muito próximos com a ex-cunhada, trocámos muitas conversas ao longo dos anos. Da Turquia tenho um esboço muito razoável.
É por isso que conheço alguma coisa do trajecto de ERDOGAN, muitos anos mas muitos anos antes de ser presidente.
Por outro lado, por razões profissionais, em 1994 estive numa reunião internacional em Oberammergau, na Baviera, com perto de três dezenas de pessoas de muitas nacionalidades e, entre esses colegas de ocasião, havia dois generais Turcos de elevadas precedência e antiguidade.
Tenho presente como se hoje mo tivessem contado, o que Erdogan foi fazendo ao longo do tempo e da sua ascensão política, bem como esses generais já temiam.
Os resultados estão à vista.
O ditador muçulmano não se comove com as arengas Ocidentais, nem com as tristezas do Papa Francisco, nem com certos/ muitos  inimigos internos. 
Designadamente os últimos 15 anos mostram à evidência o caminhar planeado, seguríssimo, que Erdogan traçou muito antes de ser presidente.
Há muitas décadas Ataturk laicizou a Turquia. 
O seu grande apoio foi o enorme exército. E com isso tratou também de domar o sistema de justiça.
O ressurgimento islâmico está aí, há anos, só não vê quer não quer. A Turquia é apenas uma parte. 
A onda desgovernada de imigrantes sobre a Europa Ocidental é outra parte que todos disfarçam. Estão piores que os 3 macaquinhos.
Santa Sofia está no mesmo sítio, continuará no mesmo sítio, será sempre um extraordinário tema para imensas fotografias dos Ocidentais atarantados e abismados que por ali se passeiam e que pouco ou nada pensam, enquanto outros tratam das coisas a sério, planeadamente.
Até porque Santa Sofia sempre foi mesquita até Ataturk se Ocidentalizar.
É como estamos, com "tristezazinhas", com "indignaçõeszinhas" mas no fim, tal como para a COVID-19, vamos ficar todos bem, não é?
Ai, não me digam que não vai ser? Ai meu Deus, ai......
Ai não quero saber de política, isso é para os políticos e não percebo nada e guerras e conflitos e impérios......ai meu Deus.....
deixem-me viver a minha vidinha, no meu cantinho.
AC

Sem comentários:

Enviar um comentário